O "jornal" Público de ontem publicou um texto intitulado "Trump pode aumentar vantagem do Sul face ao Norte na economia europeia".
Por que é que Trump pode aumentar vantagem do Sul face ao Norte na economia europeia?
Os países do Sul têm economias mais focadas em serviços (como turismo) e menos dependentes da exportação de bens produzidos para os Estados Unidos. Os países do Norte, como a Alemanha, são grandes exportadores de produtos industriais e automóveis, que seriam mais vulneráveis às tarifas impostas pelos EUA. Isso significa que as políticas proteccionistas, como tarifas, afectariam mais as economias do Norte.
Façamos uma outra pergunta: Quais os principais países de onde são originários os turistas que visitam Portugal?
Os quatro principais países de origem dos turistas que visitam Portugal são:
1. Espanha
2. França
3. Reino Unido
4. Alemanha
Façamos outra pergunta: Qual o peso dos turistas do Reino Unido, França e Alemanha no total de turistas que visitam Portugal?
"Em 2022, estima-se que Portugal tenha recebido 22,3 milhões de turistas não residentes, valor superior ao ano homólogo (+131,4%), mas ainda ligeiramente abaixo de 2019 (-9,6%). De acordo com os dados divulgados pelo INE, Espanha ocupa a liderança com uma quota de 25,8% e um crescimento de 97,4% face a 2021, seguindo-se França (13,3%), Reino Unido (13,2%), Alemanha (8,1%) e EUA (5,1%)."
Portanto, segundo o "jornal" se as economias dos países do Norte" encalharem" tal não afectará o número de turistas que nos visitarão, apesar de França, Reino Unido e Alemanha representarem cerca de 35% dos turistas que nos visitam.
Thomas Sowell refere-se a este tipo de raciocínio quando escreve "Most thinking stops at stage one":
Sem comentários:
Enviar um comentário