Medir o desempenho de uma organização com indicadores e metas é importante por várias razões fundamentais:
- permite avaliar o desempenho e quantificar o progresso face a desafios previamente estabelecidos (permite fugir do mundo da oratória e retórica subjectiva e comparar objectivamente o antes versus o depois)
- ajuda a identificar áreas problemáticas que precisam de melhorias
- fornece dados concretos, não estórias da carochinha, que podem ser usados para a tomada de decisões baseadas em factos
- ajuda a alinhar as pessoas em torno desafios claros e mensuráveis.
Olhando para os indicadores que uma empresa segue tenho duas preocupações principais:
- estão alinhados com a estratégia?
- estão balanceados entre indicadores de consequências (lag) e indicadores indutores (lead)?
A maioria das empresas não tem indicadores alinhados com a estratégia e, na maior parte dos casos, possui apenas indicadores de resultados, deixando de lado os indicadores indutores essenciais para antecipar e guiar o desempenho futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário