terça-feira, outubro 31, 2023
Os factos não são entidades objetivas e independentes
Uma excelente conversa entre Jordan Peterson e Donald Hoffman, "Is Reality an Illusion?". Então o clipe que começa aos 19:19 sobre os pragmatistas, e as implicações do darwinismo para a Ontologia, é qualquer coisa.
O excerto discute como os pragmatistas, influenciados pelo seu estudo da teoria darwiniana, perceberam que esta tinha implicações significativas tanto para a ontologia (o estudo da realidade) como para a epistemologia (a teoria do conhecimento). Eles notaram que, ao aceitar algo como um facto, muitas vezes ignoramos as condições que tornam esse facto uma realidade.
Os pragmatistas argumentam que os factos não são entidades objectivas e independentes; em vez disso, estão inseridos num sistema motivacional. Isto desafia a noção tradicional de materialismo objetivo, em que os factos são vistos como separados da motivação.
A ideia chave é que, de acordo com os pragmatistas, os factos são motivados pelas condições e restrições em que existem. Esta perspetiva complica o conceito de uma realidade totalmente objetiva, uma vez que os factos estão intimamente ligados ao contexto em que são estabelecidos.
Nós não vemos a realidade, nós vemos uma simplificação da realidade, apurada pela evolução em busca do melhor fitness payoff.
Será interessante perceber como a realidade será percepcionada por aliens sujeitos a outro perfil evolutivo e motivational.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
{
Enviar um comentário