domingo, junho 04, 2023

Curiosidade do dia

 

5 comentários:

João Pinto disse...

O peso que o turismo tem em Portugal é muito mais uma consequência do que uma causa.

CCz disse...

Percebo o argumento.

João Pinto disse...

Os países que não conseguem ter produtividade suficiente para remunerar melhor as pessoas são dos que mais tendem a desenvolver mais o turismo, uma vez que são os que mais turistas recebem (sendo o custo de vida, para o turista, um importante critério).

CCz disse...

faz sentido, mas eu tinha pensado noutro motivo.
Por exemplo, Itália recebe muitos turistas, Espanha também, mas como as suas economias são mais robustas o volume de negócios do turismo tem menor peso face a outras actividades económicas.

João Pinto disse...

"Por exemplo, Itália recebe muitos turistas, Espanha também, mas como as suas economias são mais robustas o volume de negócios do turismo tem menor peso face a outras actividades económicas.". Isso também é verdade nesses países. No entanto, nesses países (nomeadamente em Espanha), o fator preço é muito importante. Tenho um familiar britânico (está lá há mais de 50 anos) que gosta muito de passar férias em Espanha e o preço é um dos principais fatores. Em Portugal, há cada vez mais residentes a considerem Portugal muito caro (principalmente o Algarve) para passar férias (por causa do nosso fraco poder de compra), mas barato para outras nacionalidades.

Além de todas as outras variáveis (clima, gastronomia, simpatia, etc), Portugal é bararo para os turistas alemães, ingleses, norte-americanos, e isto é uma consequência dos fracos rendimentos dos portugueses.