sábado, fevereiro 01, 2020

Lidar com as restrições (parte II)

Na Parte I escrevemos:
"Quantas vezes só depois de encostadas à parede, só depois de terem perdido tudo, é que as empresas tentam o que parece absurdo, ou o que vai contra a formatação do mainstream e... resulta"
Primeiro este postal de 2014 "Curiosidade do dia" sobre a pêra-rocha em que o embargo russo era vista pelo sector como  um oportunidade. Depois, em 2015 este outro postal "Curiosidade do dia" dava conta da retoma das exportações de pêra-rocha.

Neste postal recente, "Dez anos de exportações - uma perspectiva" vemos que as exportações de fruta cresceram mais de 263%.

Entretanto, ontem li "Exportações de pera rocha sobem para os 90 milhões de euros em 2019":
"As exportações de pera rocha renderam entre janeiro e novembro de 2019 mais 16% em relação a 2018.
...
Nos últimos três anos, o setor da produção da pera rocha investiu 430 mil euros num projeto de promoção da fruta na Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unidos, Peru e China.
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Nesse âmbito, a ANP participou em nove feiras internacionais em Espanha, Alemanha, China e Peru, trouxe 18 jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros a visitar a região do Oeste, onde a fruta é produzida, deu a provar a pera em 1.730 voos da companhia aérea TAP com destino a Alemanha, França, Reino Unido e Espanha e efetuou uma campanha publicitária na capital francesa, com 700 mupis colocados de forma estratégica."




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