quarta-feira, maio 29, 2019

Não está fácil

"A quebra das exportações em 2018 foi uma surpresa? Estamos num setor que cresce praticamente há uma década de forma consecutiva. Desde 2008, as exportações portuguesas de calçado cresceram cerca de 50% e o emprego aumentou mais de 20%. É normal que haja algum pequeno reajustamento. Tivemos um recuo na ordem dos 3% nas vendas ao exterior e a surpresa foi apenas uma: já não estávamos habituados.
.
E como começou o ano para a indústria portuguesa de calçado? O início do ano foi, ainda, um período de contenção. Nos dois últimos anos, o retalho tem sido muito fustigado, nomeadamente no centro da Europa. Desapareceram centenas de retalhistas e tivemos de procurar novos clientes. Não é fácil. No primeiro trimestre ainda sofremos uma quebra de 10%, mas as nossas previsões apontam para um segundo semestre já mais favorável."
Recordar:

Trecho retirado de "Luís Onofre: “O que é preocupante é perceber que o mercado não é tão grande como um dia ambicionamos”"

1 comentário:

CCz disse...

https://expresso.pt/economia/2019-05-23-Luis-Onofre-O-que-e-preocupante-e-perceber-que-o-mercado-nao-e-tao-grande-como-um-dia-ambicionamos#gs.f5b3mr