O artigo é muito interessante e deu para aprender factos importantes. No entanto, há uma ressalva que quero fazer: atenção à grande corrente de fundo que estava em marcha na primeira metade do século XX.
A primeira metade do século XX foi a ascensão de Metrópolis, a ascensão de Magnitograd, a ascensão da produção em massa, a ascensão da padronização, o triunfo do Normalistão.
Agora, a embrenharmos-nos no século XXI, estamos perante uma outra corrente, uma corrente numa direcção oposta: a ascensão de um mundo económico a que metaforicamente chamo de Mongo; o Estranhistão, a ascensão da variedade, a ascensão da diversidade, a ascensão dos artesãos e das tribos.
Ontem descobri um artigo que ilustra bem esta corrente que nos está a levar a Mongo, "How to Start Designing Your Own Products in 4 Easy Steps":
"With print-on-demand, the sky's the limit with what you can create. And the best part is, for aspiring business owners, it's extremely easy to get started.Aquilo a que se chama aqui de democratização da produção (desde 2012), o que vai derrotar os gigantes concentrados na massa, as cooperativas de artesãos. Recordar que na cidade americana de Baltimore, só nessa cidade, em 1920 existiam 19 marcas fabricantes de automóveis.
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Over the last two years, I've gone from zero to over 600 products that I sell online using print-on-demand technology. The technology has not only allowed me to create a passive income, but also explore my creative side. The best part -- there are literally hundreds of products that I can create so I can focus my time and creative efforts on coming up with incredible designs."
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