Por que é que as fábricas da Nissan perderam a certificação ISO 9001?
"devido a irregularidades nos controlos de automóveis, informou esta quarta-feira a agência nipónica Kyodo. A multinacional empregou trabalhadores sem qualificações necessárias para realizarem a revisão final dos seus automóveis, tendo estas irregularidades sido detetadas em setembro passado."Presumo que a entidade certificadora não tenha tido alternativa depois de terem sido publicados os resultados de inspecção do Ministério do Trabalho:
"Estes controlos dos automóveis irregulares foram revelados em setembro, depois de ter sido feita uma inspeção pelo Ministério do Trabalho japonês às unidades do grupo."Conseguem imaginar isto a acontecer no Ocidente? Que governo iria pôr em causa um gigante? Que entidade certificadora iria actuar?
Por exemplo, será que o Hospital Francisco Xavier está certificado?
Há quase 20 anos uma entidade certificadora pediu-me para realizar auditoria de certificação ambiental a empresa industrial. Respondi-lhes que estavam loucos, eu conhecia a empresa dos telejornais por sistematicamente a vizinhança manifestar-se à sua porta, contra a construção sem licença de uma secção com impactes ambientais que lhe metiam medo.
Sem comentários:
Enviar um comentário