sexta-feira, maio 08, 2015

Assim, talvez ter inimigos entre os clientes ou ex-clientes seja bom sinal

Já por várias vezes escrevi aqui no blogue sobre esta regra, simples e poderosa, usada por Roger Martin:
.
Se olharmos para uma estratégia e escrevermos o seu contrário, teremos uma espécie de estratégia oposta. Essa estratégia oposta é estúpida?
.
Se for estúpida, então é porque não estamos perante uma verdadeira estratégia.
.
Por exemplo:
Estratégia: A nossa estratégia passa por aumentar a satisfação dos nossos clientes.
.
Estratégia oposta: A nossa estratégia passa por diminuir a satisfação dos nossos clientes.
.
eheheh esta nova versão é perfeitamente estúpida (ainda que seja seguida por muitas empresas). Logo, aquela estratégia não é uma verdadeira estratégia!
"The point is this: If the opposite of your core strategy choices looks stupid, then every competitor is going to have more or less the exact same strategy as you. That means that you are likely to be indistinguishable from your competitors and the only way you will make a decent return is if the industry currently happens to be highly attractive structurally."
Vamos desenvolver um pouco mais as consequências deste racional.
.
Então, uma boa estratégia, só com base no teste, pode ser: Vou abrir um restaurante especializado em comida vegetariana.
.
Por que é que é uma boa estratégia?
.
Porque o contrário não é estúpido!
.
O restaurante não proíbe a entrada a ninguém. Agora imaginem que um apreciador de carne entra no restaurante, distraído ou apertado com o tempo e com os compromissos. Será que ele vai ficar entusiasmado com este restaurante?
.
Vai à procura dum bom bife de vaca e sai-lhe um "vol-au-vent" de tofu!
.
WTF!!!
.
Sigam o meu racional agora, por favor, uma empresa com uma boa estratégia vai sempre ter admiradores incondicionais, sobretudo se executar bem a estratégia, e... vai ter detractores, clientes muito insatisfeitos, inimigos mesmo!
.
Já uma empresa com uma não-estratégia, terá gente que não apreciou, mas daí a fazer deles inimigos... julgo que não.
.
Assim, talvez ter inimigos entre os clientes ou ex-clientes, talvez seja bom sinal
.
Como o Justin Bieber... recordar "Justin Bieber e o preço da diferença"



Trecho retirado de "The First Question to Ask of Any Strategy"

Sem comentários: