"We agree that this is very possible. Government is so large, so out of control, so unaccountable, and so expensive it is indeed likely to collapse one day. Less in a dramatic heap of rubble and more of a slow rusting rot. But perhaps a dramatic heap."Trecho retirado daqui.
"Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado."
Benito Mussolini
1 comentário:
Vindo de quem vem tem imensa piada. O estado democrático é demasiado grande. Uma empresa privada controlada por duas ou três pessoas pode crescer desmesuradamente. Já hoje há multinacionais com mais poder que muitos governos e os donos das maiores empresas do planeta acham que o estado ainda é demasiado grande. Será preferível sermos todos controlados por meia dúzia de multinacionais, donas de todos os recursos e a quem temos que pagar até o ar que respiramos?
Em certas zonas, como S. Tomé e Príncipe, depois da abolição da escravatura, os antigos escravos tinham que comprar tudo aos antigos senhores aos preços que estes definiam. O que pagavam era sempre mais do que recebiam pelo trabalho. Rapidamente estavam endividados para toda a vida e nunca podiam abandonar as plantações.
Nunca deixo de me espantar como homens em geral inteligentes parecem não medir o alcance do que desejam. Adorar a eficiência do mercado sem estado é tão inteligente como adorar a eficiência do planeamento central e tem o mesmo efeito: em breve meia dúzia de indivíduos tornam-se senhores absolutos de todos os outros.
Enviar um comentário