quinta-feira, julho 10, 2014

“I Think the Government’s Likely to Collapse Under Its Own Weight.”

"We agree that this is very possible. Government is so large, so out of control, so unaccountable, and so expensive it is indeed likely to collapse one day. Less in a dramatic heap of rubble and more of a slow rusting rot. But perhaps a dramatic heap."
Trecho retirado daqui.


"Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado."
                                                                             Benito Mussolini

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

Vindo de quem vem tem imensa piada. O estado democrático é demasiado grande. Uma empresa privada controlada por duas ou três pessoas pode crescer desmesuradamente. Já hoje há multinacionais com mais poder que muitos governos e os donos das maiores empresas do planeta acham que o estado ainda é demasiado grande. Será preferível sermos todos controlados por meia dúzia de multinacionais, donas de todos os recursos e a quem temos que pagar até o ar que respiramos?

Em certas zonas, como S. Tomé e Príncipe, depois da abolição da escravatura, os antigos escravos tinham que comprar tudo aos antigos senhores aos preços que estes definiam. O que pagavam era sempre mais do que recebiam pelo trabalho. Rapidamente estavam endividados para toda a vida e nunca podiam abandonar as plantações.

Nunca deixo de me espantar como homens em geral inteligentes parecem não medir o alcance do que desejam. Adorar a eficiência do mercado sem estado é tão inteligente como adorar a eficiência do planeamento central e tem o mesmo efeito: em breve meia dúzia de indivíduos tornam-se senhores absolutos de todos os outros.