segunda-feira, maio 12, 2014

"Strategy Is Not about the Competition"

A propósito de "Produtores de fruta e Governo unem-se para impulsionar investigação científica", uma iniciativa que pode dar bons resultados ao apostar em:
"“Toda a investigação devia ser feita em consonância com as empresas. É bom ter as universidades a estudar a diferenciação dos produtos portugueses para termos base científica que prove essa diferenciação e podermos mostrá-la aos clientes”
...
Na prática, ajudar as empresas a melhorar a produção, a conservação e a comercialização dos seus produtos, através de uma relação estreita com o mundo científico nacional."
O que em minha opinião riscou o disco foi este ponto:
"“Trata-se de valorizar a fruta nacional. E explicar por exemplo, por que razão as laranjas do Algarve são melhores do que as de Espanha”, acrescenta a ministra." 
Um pouco na linha desta ilusão:
"Têm aroma, sabor e cor, mas falta a verdade científica para ajudar a vender a fruta portuguesa a clientes estrangeiros e nacionais." 
Em relação à questão do confronto com Espanha... talvez a ministra possa ler "Strategy Is Not about the Competition":
"when leaders think of business as a war with their competitors—and many continue to do just that—they inevitably seek to beat their rivals in ways that don’t meaningfully enhance customer-perceived benefits—such as with product-feature frenzy or predatory pricing. Such moves rarely grow the total market and almost always produce lower margins and losing products."
Por exemplo, em "Vinhos, têxtil e conservas tiveram de fazer as malas e conseguiram crescer durante a crise"  pode ler-se:
"Em termos médios, o preço por litro exportado (2,21 euros) já é mais do dobro do da Espanha e está acima de países como a Itália ou a Austrália."
O mesmo se passa no azeite, os preços do azeite português são superiores aos preços espanhóis.
.
Espanha encarou a agricultura de forma profissional há muitos anos e tem a coisa massificada e preparada para a produção em massa. Portugal tem propriedades mais pequenas,. não pode competir de igual para igual no campeonato em que a Espanha é boa, deve apostar em mercados mais exigentes e dispostos a pagar mais.
.
Por outro lado, a verdade científica é uma ilusão... a Sony perdeu a guerra do Betamax contra o VHS. Há que apostar nas melhores histórias, nas melhores narrativas

Sem comentários: