segunda-feira, março 17, 2014

Outro exemplo

Outro bom exemplo, a previsão de Novembro passado "Exportações de pedra natural podem atingir recorde" confirmou-se:
"O sector da rocha ornamental em Portugal teve o melhor ano de sempre desde que o sector é monitorizado estatisticamente. As vendas de pedra para o exterior valeram quase 340 milhões de euros em 2013, mais 6% do que no ano anterior."
Trecho retirado daqui "Pedra portuguesa teve melhor ano de sempre e já superou a crise pós-2008"
.
Como não me lembrar do exemplo do Sr. Manuel, self-made man, que no encontro do Clube de Empresários de S. João da Madeira de sexta-feira passada, contou a sua história. Hoje, vive e lidera uma empresa em Londres que compra pedra portuguesa, que transforma com máquinas portuguesas e que aplica com 200 trabalhadores, a maioria portugueses.
.
Claro que este pormenor me fez sorrir, "Mercado espanhol está a recuperar na lógica "small is beautiful""
"Depois de ter perdido dimensão em anos anteriores, devido à crise na construção que o país viveu, o mercado espanhol está de novo a crescer para as empresas portuguesas de rocha ornamental.
...
"As empresas espanholas estão muito dimensionadas para grandes projectos", caracteriza."
Pena que o vice-presidente executivo da Assimagra ache que se trata de algo conjuntural.

1 comentário:

CCz disse...

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/RevistaImprensaNacional/Comercio/Documents/Rocha%20ornamental_jneg170314.pdf

Pelo artigo, depreendo que parte do aumento da facturação se deve ao aumento do valor acrescentado. Uma coisa é vender blocos de pedra em bruto. Outra coisa é vender pedra transformada e trabalhada