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Fui convidado para fazer uma apresentação para um grupo de empresas líderes no seu sector e que operam no mercado interno.
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A crise levou a perda de clientes e a grandes cortes nos preços praticados.
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Hoje, desenhei uma primeira versão do esqueleto da apresentação. A certa altura pergunto:
"A crise rouba clientes? E, por isso, é preciso baixar preços, para minimizar a hemorragia?"Então, avanço com o sucesso das Bimby no mercado português.
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Então, avanço com o sucesso dos smartphones no mercado português.
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Então, avanço com o sucesso das capsulas de café no mercado português.
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E vou perguntar:
"Não há aqui nada estranho?"Entretanto, descubro este delicioso texto "Price Wars: Market Saturation or Innovation Implosion?" que vai ao encontro da minha narrativa, sem tirar nem pôr.
"Typically price wars begin because the companies in an industry are experiencing slowing revenue growth. The question is ‘Why are those growth rates slowing?’E não podia estar mais de acordo:
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The presumption is that the market is saturated, but is that really the case? Or is it that these companies have ‘hit the wall’ in innovation? More importantly, does it alter the approach you’d use in solving the problem?"
"I trust that I’ve demonstrated that the answer to a ‘market saturation’ problem isn’t lowering prices, it’s rekindling innovation. If your sales growth is slowing, it’s time to rekindle the innovation fires."
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