terça-feira, janeiro 14, 2014

Curiosidades do dia

A propósito de "Portugal é “o milagre económico da Península Ibérica”, diz banco alemão" recordo o "apesar de ambos".
"“A recuperação deverá continuar, suportada pela melhor competitividade e a actividade mais robusta nos mercados de exportação”, acrescenta o Commerzbank, notando que Espanha tem estado “mais em foco” mas que “Portugal, não Espanha, é o verdadeiro milagre económico na Península Ibérica”."

A propósito de artigos babacas, o Messias acordou "Hollande anuncia programa de austeridade para relançar crescimento e emprego". Que título delicioso!!!
"aumentar a despesa pública não resolve de todo os problemas da França nem tão pouco corresponde a uma política de esquerda. "Nesse domínio [da despesa pública] somos praticamente recordistas na Europa e não somos um paraíso". "Eu quero finanças públicas controladas. Qual é a vantagem de ter défices?", questionou."

2 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

"“Portugal, e não Espanha, é a maior surpresa positiva na periferia” da Zona Euro, diz o Commerzbank."

Surpresa? Porquê? Então não era garantido que a austeridade gerava crescimento? Ou estavam à espera de outra coisa e não queriam dizer?

"“a melhoria dos indicadores de clima económico dão-nos razões para acreditar que a tendência positiva vai continuar nos próximos trimestres”. Sobretudo porque o mercado de trabalho está a colher os frutos das reformas que foram feitas e porque são boas as perspectivas para as exportações"

Mas sobre o mercado de trabalho há que analisar bem os dados:

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2014/01/sinais-inequivocos-de-retoma-do-emprego.html

Parece que o desemprego só diminui se considerarmos como empregadas pessoas que trabalham uma ou duas horas por dia. Com o salário médio português, essas pessoas nem devem saber o que fazer ao dinheiro que lhes sobra. Se excluirmos essas pessoas o panorama é bem diferente: há efectivamente muito menos pessoas a serem capazes de viver com o fruto do seu trabalho em Portugal.

Andamos a pintar estatísticas para ver se nos livramos da troika, mas ainda nos arriscamos a muitas surpresas em 2014.

Zé de Fare disse...

Hollande vai tentar agora a experiência de cortar ordenados num numero alargado de funcionários usando esse dinheiro para despedir os outros. Parece que quer ser mais um zombie na europa.

Eu corto-te os impostos se tu me baixares o emprego. Nem os impostos vão descer nem o emprego vai aparecer. Os impostos vão aumentar ainda mais.

«O Presidente falou sobretudo sobre o “pacto de responsabilidade” que, no discurso de Ano Novo, disse querer propor às empresas. A troco do alívio de encargos sociais e da promessa de menos impostos e de menos burocracia, o Presidente quer garantias de melhores práticas das empresas em matéria de formação profissional e salários.»