quinta-feira, dezembro 26, 2013

Quando se acham a si próprios...

Recordar, do início de 2013, "Acharam-se a si próprios" e comparar com "Setor do mobiliário atinge 1.000 ME em exportações até outubro e espera novo recorde".

Tabela retirada daqui.

2 comentários:

Bruno Fonseca disse...

boas meu caro!

o mobiliário está a ter uma performance muito interessante, está a aproveitar muito bem o facto de esta indústria ter praticamente desaparecido em França e Espanha. e não tenho dúvidas que não cresce mais por questões de financiamento.

tive a oportunidade de falar com uma pessoa muito bem informada sobre esta realidade, e disse exactamente isto, que França e Espanha pouco têm já de mobiliário. aliás, uma queda de 2% em Espanha quando o mercado imobiliário caiu bastante mais, é sinal de um fortalecimento da posição relativa.

em relação a França, pelo contrário, estou um pouco mais reticente. não porque não haja mercado, não porque o nosso mobiliário não tenha qualidade, mas porque sei que o preço tem caído bastante por lá. mas caído mesmo. quase todas os fabricantes trabalham com esse mercado, e cada vez são mais, e face ao aumento da oferta, o preço tem caído. aliás, dizem-me que há empresas de Leiria (não sei quais, admito) que têm "inundado" o mercado, fazendo uma concorrência bastante agressiva.

bem haja!

CCz disse...

Boas,

Há cerca de mês e meio ouvi um fabricante dizer isso. Onde há muitos emigrantes portugueses o mercado fica "destruído" rapidamente (caso da França e da Suiça), a competição desenfreada pelo preço mais baixo é uma desgraça.