segunda-feira, dezembro 02, 2013

Curiosidade do dia

A propósito de "O exemplo do mobiliário", o lookingforjohn mandou-me um e-mail com:
"Só como curiosidade, conheço dois casos de uma parceria em curso:
Empresa pequenina que monta cozinhas / monta casas em França
  • Faz o projecto com o cliente, incluindo 3D bonitinho para o cliente perceber bem a coisa
  • Compra cá electrodomésticos, parte dos móveis, sofás, etc
  • Faz ele próprio os móveis de cozinha
  • Vai ele instalar a França
  • Diz-me que tem boas margens e que aos franceses fica muito mais barato
  • Eu já vi evidencias de que tem mesmo muito trabalho neste negócio
Empresa que “instala” hotéis no exterior:
  • Tanto trabalham com luxo para Europa como com coisas mais comezinhas para Angola…
  • No caso de França, fazem cá o projecto, compram tudo a fornecedores, vendem ao distribuidor francês, que depois vende aos clientes (hotéis) = 3 margens
  • Pelos vistos, não têm mãos a medir…"
Gente anónima que faz pela vida, só querem é que os deixem trabalhar e que não lhes compliquem mais a vida.
.
Gostava de saber quais são os canais que usam para se fazerem conhecer... serão as referências dadas por clientes servidos?

2 comentários:

lookingforjohn disse...

Canais:

Caso 1: Começou por referências de familiares ali residentes e com clientes portugueses lá emigrados, depois progrediu para boca-a-boca entre clientes e angariação através dum parceiro local, agora já para clientes franceses.

Caso 2: Começou com conhecimentos privilegiados dum dos sócios em mercados de Leste. Progrediu depois para conexões dentro do sector, "inter-países", embora mantendo na mesma a base de contactos privilegiados já existentes. Progrediu também para abordagem típica de prospeção de mercado.

lookingforjohn disse...

Curiosidades sobre o modelo de negócio:

Caso 1: Tudo trabalhado com tempo, com cumprimento de prazos assumidos com o cliente.

Caso 2: Os prazos de entrega são assumidos de forma "muito otimista" e são mais ou menos cumpridos, à conta dum grande stress de todo pessoal envolvido (citando um dos designers, "isto é de doidos!")