"Só como curiosidade, conheço dois casos de uma parceria em curso:Gente anónima que faz pela vida, só querem é que os deixem trabalhar e que não lhes compliquem mais a vida.
Empresa pequenina que monta cozinhas / monta casas em França
- Faz o projecto com o cliente, incluindo 3D bonitinho para o cliente perceber bem a coisa
- Compra cá electrodomésticos, parte dos móveis, sofás, etc
- Faz ele próprio os móveis de cozinha
- Vai ele instalar a França
- Diz-me que tem boas margens e que aos franceses fica muito mais barato
Empresa que “instala” hotéis no exterior:
- Eu já vi evidencias de que tem mesmo muito trabalho neste negócio
- Tanto trabalham com luxo para Europa como com coisas mais comezinhas para Angola…
- No caso de França, fazem cá o projecto, compram tudo a fornecedores, vendem ao distribuidor francês, que depois vende aos clientes (hotéis) = 3 margens
- Pelos vistos, não têm mãos a medir…"
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Gostava de saber quais são os canais que usam para se fazerem conhecer... serão as referências dadas por clientes servidos?
2 comentários:
Canais:
Caso 1: Começou por referências de familiares ali residentes e com clientes portugueses lá emigrados, depois progrediu para boca-a-boca entre clientes e angariação através dum parceiro local, agora já para clientes franceses.
Caso 2: Começou com conhecimentos privilegiados dum dos sócios em mercados de Leste. Progrediu depois para conexões dentro do sector, "inter-países", embora mantendo na mesma a base de contactos privilegiados já existentes. Progrediu também para abordagem típica de prospeção de mercado.
Curiosidades sobre o modelo de negócio:
Caso 1: Tudo trabalhado com tempo, com cumprimento de prazos assumidos com o cliente.
Caso 2: Os prazos de entrega são assumidos de forma "muito otimista" e são mais ou menos cumpridos, à conta dum grande stress de todo pessoal envolvido (citando um dos designers, "isto é de doidos!")
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