terça-feira, agosto 20, 2013

Uma evolução interessante

Várias linhas de pensamento:

  • o efeito spill-over;
  • a importância do preço mais baixo para as empresas de capital estrangeiro que vêm para Portugal;
  • a capacidade de quem não tem alternativa, para continuar o seu modelo de negócio com a deslocalização, em descobrir novos modelos de negócio

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

curioso, em pouco tempo refere a questão de multinacionais no calçado, e pouco antes refere o sector do tomate.

existem bastantes semelhanças em ambas.

o sector do tomate, do qual o grupo HTI é um excelente exemplo de investimento externo, desenvolveu-se em grande medida por multinacionais instaladas em Portugal, a principal das quais a Heinz com a empresa Idal. esta empresa foi adquirida em 2007 creio eu pela Sugal (empresa 100% portuguesa) dando origem à SugalIdal, hoje um dos 3 principais players mundiais do sectores, que recentemente adquiriu uma empresa enorme no Chile para ter a capacidade de fornecer todo o ano!
mais um exemplo dos "spill over" do investimento externo.

algo similar aconteceu no calçado. o calçado desenvolveu-se, em grande medida, e à semelhança do tÊxtil, nos anos 50 e 60 com o influxo de investimento externo, na maioria europeu, aproveitando a relação entre baixos salários e facilidade de obter mão de obra. estas multinacionais por norma tentam ter redes de fornecedores locais, além de os próprios colaboradores, por norma, serem também muitas vezes no futuro empreendedores. outro aspecto importante é que estas empresas quando chegam, obrigam os seus fornecedores a elevarem a qualidade dos fornecedores locais, capacitando-os para outros voos. aliás, já falámos desses casos por causa da Ikea.

o caso mais substancial, apesar de tudo, do "spill over", é mesmo o automóvel. a grande revolução industrial em Portugal dos últimos 50 anos, parece-me claramente que foi o automóvel. com a instalação da AutoEuropa, surgiu em Palmela uma "mini cidade industrial" totalmente voltada para a fábrica da VW, mas mais do que isso, muitas empresas tÊxteis, curtumes, metalomecânicas, plásticos, passaram a serem fornecedores, e daí passaram a fornecer Espanha.

espero que a aeronáutica seja a próxima grande "transformação" industrial. seria excelente.