sexta-feira, maio 03, 2013

Não é fácil fazer a transição

A propósito deste postal "Todos sabem fazer, mas poucos sabem vender" refere-se que as empresas portugueses do sector de iluminação têm vantagens competitivas no B2B. Depois, refere-se que o futuro é o ter marca e subir na escala de valor para o B2C.
.
Entretanto, numa acção de formação esta semana apresentei esta imagem:

No lado esquerdo, o mapa da estratégia de uma empresa de calçado que aposta no B2B.
.
No lado direito, o mapa da estratégia de uma empresa de calçado que aposta no B2C.
.
Diferentes prioridades, diferentes "preocupações", diferentes modelos mentais.
.
Passar de um modelo B2B para um modelo B2C não é pêra doce, muitos políticos e "espertos" pedem essa mudança. Só que se trata de uma mudança que não pode, não deve ser imposta.
.
É uma mudança que deve ser decidida pelas empresas.

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

excelente o quadro.

o sector da iluminação, bem como o do mobiliário, é bastante interessante.

em relação ao mercado em si, trata-se de saber o que se vai trabalhar. uma coisa é trabalhar activamente nos canais de distribuição (essencialmente casas de decoração e mobiliário), clientes finais (por norma com referências na imprensa especializada) ou então nos prescritores (arquitectos têm um peso considerável neste ponto).

são 3 canais diferentes. o investimento a ser feito é também muito diferente (enquanto que na distribuição existe maior esforço no processo produtivo e na optimização, no cliente final é mais importante o investimento em marketing e na marca, design e inovação).

é um bom exemplo.