.
Maio de 2012 "Antes de Julho de 2012"
.
Agora, Fevereiro de 2013 temos "Portugal com excedente comercial no ano passado":
"A balança de bens e serviços com o exterior registou um excedente de 111 milhões de euros no ano passado, o que compara com um défice de 6,5 mil milhões de euros em 2011, segundo dados ontem divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).Claro que vou ter de esperar muito e ainda mais muito.
.
De acordo com os números do banco central, o défice da balança de bens caiu perto de 40% em 2012, passando de 14,2 mil milhões em 2011 para 8,6 mil milhões de euros. Ou seja, registou-se uma melhoria de 5,6 mil milhões de euros. Um valor que se explica pela subida das exportações e queda das importações (fruto da forte contracção interna ao nível do consumo e do investimento). O défice que persistiu nos bens foi, segundo o BdP, compensado pela venda de serviços. Apesar de as exportações de serviços terem sofrido uma ligeira descida de 0,3%, quedando-se pelos 19 mil milhões, as importações caíram ainda mais, cerca de 9%, para os 10,4 mil milhões (dando assim um excedente de perto de 8,7 mil milhões)."
BTW, continuo a achar que 2013 vai ser melhor do que o pintam, já o escrevi algures no blogue este ano, previsão arriscada, nestas semanas em que a moral dos media está em baixo:
"O indicador do Banco de Portugal (BdP) para a actividade da economia portuguesa caiu 1,4%, em Janeiro, registando a 23ª contracção mensal consecutiva. Trata-se da menor deterioração desde Junho de 2011, numa série que vem a contrair desde Março do mesmo ano."
Sem comentários:
Enviar um comentário