.
Para documentar o tema escolheram esta fotografia:
O mesmo tema teve este título no DN "Dezenas de lojas de comércio tradicional fecharam".
.
Em ambos os artigos pode ler-se:
"Nuno Camilo, presidente do ACP, diz que é urgente criar um “plano estratégico para o comércio” para tentar suavizar “as dificuldades em cumprir os aumentos de impostos” porque se está a viver um “momento de emergência empresarial”."Será que foi o aumento de impostos que matou o comércio tradicional?
.
Se fosse criado um plano estratégico para o comércio; e se esse plano suavizasse o pagamento de impostos o que mudaria de substancial?
.
Há uma frase que aprecio e que coloquei na coluna das citações na semana passada:
"Nature evolves away from constraints, not towards goals"Se as restrições forem aliviadas, a verdade é que a motivação para a mudança será menor.
.
Não acredito que seja o aumento de impostos que esteja a matar o comércio tradicional. Aquela fotografia retrata bem o que se passa.
.
Os clientes mudaram, o mercado mudou e, muitas dessas lojas não acompanharam a mudança, basta recuar a Fevereiro de 2007 "Quando o terreno competitivo muda...".
.
Um plano estratégico que alivie a pressão para a mudança, aliviará a pressão para se repensar, para se transformar.
.
Quantos consumidores, numa cidade grande, apreciarão comprar numa loja como a da fotografia?
.
.
'I have found the enemy and it is us'
1 comentário:
http://www.publico.pt/economia/noticia/portugal-fecha-2012-com-segunda-maior-queda-nas-vendas-do-comercio-a-retalho-na-ue-1583340
Enviar um comentário