segunda-feira, agosto 29, 2011

Por que será?

Este artigo "Falta de matéria-prima ameaça indústria nacional" devia envergonhar toda a fileira...
.
Não conseguem gerir a fileira sozinhos? Precisam de uma troika também?
.
Por que será que não há interessados em produzir madeira de pinho para a indústria de mobiliário?
.
Um ecossistema é um ecossistema, se uma peça é desprezada... todo o ecossistema pode ruir com o fim do jogo de equilíbrios.

3 comentários:

JCS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lookingforjohn disse...

Segundo investigação que conduzi "por dentro" da coisa, não existe grande ameaça à competitividade das empresas, excepto daquelas que fornecem paletes e outros produtos da zona do preço esmagado. Isto porque desde há algum tempo a esta parte começou a ser exigido o cumprimento de legislação que previne a utilização de madeira afectada pelo nemátodo, coisa que muito afectou todos os que até aí, impunemente, lhe passavam completamente ao lado. Claro que para quem vende mobiliário em pinho, que já era obrigado por clientes ou por outros motivos a exercer algum controlo, o custo adicional das medidas exigidas na lei é de 1 Euro por metro cúbico, o que me dizem ser "irrisório". O problema é mesmo no caso das paletes e outros do género, em que o custo de passar a adoptar as medidas pela primeira vez é multiplicado por 8 (passa para 8 Euros por metro cúbico).
Depois, sobre a eventual falta de pinho para abastecer as empresas, parece que também não é bem assim. É facilitado o licenciamento de espécies concorrentes, como o eucalipto, mas o problema do nemátodo parece que é menos linear, já que só ataca em zonas planas e de grande exposição à acção do vento. Logo, é um pouco uma questão de saber encontrar e escolher os fornecedores certos, estando atento a outros atributos para além do preço.

(mas isto foi só o que um fabricante de mobiliário me disse ao

lookingforjohn disse...

(cont.)

...ao telefone, numa conversa muito rápida)