sexta-feira, abril 08, 2011

Dedicado aos jovens a caminho dos 17 anos...

Por mais negro que seja o futuro há sempre uma alternativa à espera de ser encontrada.
.
E encontra-se a alternativa construindo-a.
.
Os velhos de todas as idades fazem fila para seguir o caminho mais percorrido, é mais fácil copiar os outros. Mais, quando se copia e se falha, tem-se sempre o argumento de que se fez o que os outros fizeram e o conforto de não estar sozinho... como os lemingues, também fazem fila para o suicídio...
O truque começa quando falamos connosco próprios e descobrimos o que Popper recomendava apaixonarmos-nos por algo que valha a pena, por algo ao qual possamos dedicar a nossa vida.
.
Há sempre, sempre alternativa... ela pode é estar à espera de ser construída:


ATENÇÃO!!! Não estou a propor que sigam a receita de Sócrates: "Os problemas não se resolvem com optimismo, pensamento positivo, wishful thinking, bola para a frente ou teimosia. A determinação não torna certas soluções erradas." A determinação é importante, é fundamental, mas se apostarmos na solução errada, somos como o parvo do lemingue que acelera e ultrapassa os outros em direcção ao precipício.

Imagem roubada a Garr.

1 comentário:

Avó Pirueta disse...

Obrigada, Carlos Pereira da Cruz, por estas palavras de incentivo, de alento, aos mais jovens. Muitas vezes mal amados (não quer dizer "não amados"), sem bons exemplos à mão, presa fácil d e contrabandistas da desesperança, precisam urgentemente de quem não lhes minta mas não os desespere.
Em nome dos meus netos, obrigada.
Avó Pirueta