quarta-feira, abril 06, 2011

Curiosidades

Em 1999 fui à Califórnia, a uma cidade chamada Anaheim, assistir ao 53º encontro anual da American Society for Quality.
.
Na viagem através da auto-estrada entre Los Angeles e Anaheim (Intersate 5) fiquei admirado com os bonitos jardins que a ladeavam. O motorista da espécie de "chapa" contou-me que aqueles jardins eram uma forma de publicidade, as empresas de jardinagem e outras empresas, tal como no zoo suportam uma espécie, aquilo responsabilizavam-se por uma área e demonstravam o seu saber ou davam aos viajantes uma bela vista.
.
Lembro-me muitas vezes desse exemplo, quando viajo nas auto-estradas e vejo o mau aspecto de algumas ilhas nas zonas onde há entradas e saídas.
.
No passado dia 15 de Março, ao olhar para o mau aspecto desta rotunda junto ao estádio do Dragão
lembrei-me dessa experiência na Interstate 5.
.
Será que não compensaria uma jardim patrocinado por algumas empresas naquele local?
.
Anteontem, um aluno de uma pós graduação recente enviou-me o e-mail que reproduzo abaixo:
.
"Ultimamente temos ouvido bastantes noticias sobre a falta de recursos financeiros das empresas de transportes e da ruptura financeira da Metro do Porto. Considero que as administrações das empresas públicas, na sua grande maioria, são desprovidas de ideias que gerem lucros para as empresas e só são bons a "choramingar" por mais dinheiro do Estado. Este sábado quando ia no metro para a APG reparei na quase inexistente publicidade nas estações do Metro. Porque não forrar os metros e as estações de publicidade de grandes empresas e/ou produtos de forma a obterem receitas extraordinárias? e porque não fazerem como os clubes de futebol que vendem o nome dos seus estádios a marcas que lhes pagam muito dinheiro por essa publicidade? Pessoalmente, não ficava nada chocado se a estação da Trindade se chama-se "Trindade Galp Energia", ou D. João II Millenium BCP..., certamente haverá muitas empresas que gostariam de promover as suas marcas em locais com tanta afluência de público."
.
Ontem, ao fim da tarde, encontro este artigo "Berlusconi dá direitos de imagem do Coliseu de Roma à Tod’s"
.
Parabéns João!!!

2 comentários:

Jonh disse...

Sem dúvida uma (duas) grande ideia. Veja-se como os transportes privados já o fazem há muito. Grande parte das empresas de transporte rodoviário já estão carregadas de publicidade. O Metro, pela sua maior dimensão e abrangência de público, teria proveitos extraordinários elevadíssimos.

Nelson Vidal disse...

:)

ate acho piada á ideia de alterar o nome das estações de metro, mas lembro-me que existe uma tentativa de referendo por causa de construção no palácio de cristal, enfim , dou este exemplo como podia dar muitos mais, e o que estou a dizer quer só por cima do corpo de um portuense é que se fazia um "sacrilégio" desses....


Luta-se por tudo e não se quer mudar nada, só se quer mudar o que os outros querem mudar!