.
Alex Osterwalder criou o business model canvas para ajudar a sistematizar e a relacionar as peças que compõem um modelo de negócio:
Da direita para a esquerda, com uma excepção:
- CS - Segmento de clientes - Quem são os clientes-alvo?
- VP - Proposta de valor - O que vamos oferecer aos clientes-alvo?
- CR - Relacionamento com os clientes-alvo - Como vamos criar, desenvolver, alimentar uma relação privilegiada com os clientes-alvo? Onde é que os clientes-alvo procuram informação para decidir?
- CH - Canais de distribuição - Como vamos levar o nosso produto/serviço até aos clientes-alvo? Como é que eles vão ter acesso às prateleiras onde estamos expostos? Em que prateleiras temos de estar expostos?
- RS - De onde vem o dinheiro? Quem paga e como?
- KA - As actividades críticas - Quais são as actividades críticas que têm de ser realizadas de forma superior, para produzir as experiências prometidas na proposta de valor?
- KR - Os recursos críticos - Quais são os recursos críticos onde se tem de investir para que as actividades críticas sejam executadas de forma superior no dia-a-dia? (Pode ser gente competente e motivada em funções críticas, podem ser equipamentos, instalações, sistemas de informação e cultura da empresa)
- KP - Parceiros-chave - Quem pode influenciar positivamente os clientes-alvo? Quem pode ajudar o nosso negócio com acesso privilegiado a informação, a fazedores de opinião, a donos de prateleira, ...?
- CS - Estrutura de custos
- RS - de onde virá o dinheiro, quem vai pagar e como
- CH - onde e como é que o jornal vai ser adquirido e consumido
- KR - quase sempre para protestar contra a falta de experiência e a precariedade das redacções.
- CS - para quem criam um jornal? Quem é que o vai ler?
- VP - por que é que o vai ler? O que é que os clientes-alvo procuram no jornal do futuro? Que experiências os leitores de jornais do futuro procuram e valorizam o suficiente para pagar por ele?
1 comentário:
http://onlinejournalismblog.com/2011/03/03/is-ice-cream-strawberry-inaugural-lecture-part-6-everything-ive-just-said-in-7-soundbites/
Enviar um comentário