sábado, dezembro 11, 2010

Mais uma sugestão de modelo de negócio

Desta vez para empreendedores transmontanos.
Para birdwatchers endinheirados, oferecer uma estadia no Douro internacional que começa com a recolha do turista no aeroporto e acaba com a entrega do turista no mesmo aeroporto. Durante a estadia o turista pode:

  • apreciar a riqueza faunística do Douro, sobretudo as aves de rapina - a empresa tem guias experimentados que conhecem o terreno e são capazes de identificar aves em voo;
  • apreciar paisagens fantásticas em volta do Douro;
  • apreciar a gastronomia transmontana e os seus vinhos;
  • repousar em hotéis e pousadas reconfortantes.

16 comentários:

Jose Silva disse...

Diz quem fez, que no percurso pedestre pela antiga linha de comboio Barca DAlva-La Fregeneda no vale do Águeda, é tão isolado, inóspito e próximo de penhascos, que os abutres sobrevoam os humanos a escassos metros.

CCz disse...

Caro José,

O vale do Águeda é tão fantástico e isolado. Foi o único sítio onde vi morcegos abrigados durante o dia debaixo de rochas em locais onde um humano os podia ver facilmente, sem ser em grutas.
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E como as percas turcas, os peixes vinham-nos mordicar a pele durante o banho.
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A densidade de lacraus também me ficou na memória.
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Quanto a abutres: grigos, abutre negro e abutre-do-egipto era mato.

CCz disse...

grigo não, grifos

Miyuki Creative Studio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miyuki Creative Studio disse...

O seu blog foi-me aconselhado por um amigo, e estou sem dúvida "agarrado" a ele nestes últimos dias.

Depois de 6 meses de formação fora é bom descobrir que Portugal tem estes talentos, share obrigatório na nosso facebook.

Para quando um Workshop balancedscorecard?

Long Live!

João Machado
Creative Director
(www.miyukistudio.com)

CCz disse...

Caro José,

Fui ao meu caderno de registos e lá está: 3 de Agosto de 1985... o dia em que vi esse morcego, o dia em que tomei esse banho no Águeda entre peixes curiosos.

CCz disse...

Caro João Machado,

Muito obrigado pelas suas palavras e votos de sucesso para a Miyuki Creative Studio. As nossas PMEs bem que precisam de apostar mais no intangível, bem que precisam de aprender a comunicar... embora muitas vezes se fiquem apenas pelo veículo esquecendo o conteúdo.
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Sem definição de quem é o cliente-alvo e de qual a proposta de valor é muito mais difícil acertar no conteúdo e no circuito a percorrer (IMHO).
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Quanto a um workshop bsc tudo se encaminha para início de Fevereiro de 2011.

Miyuki Creative Studio disse...

Aguardo ansiosamente, será seguramente um sucesso :)(IMHO).

Miyuki Creative Studio disse...

Apenas um "reparo" na cost structure, pois (e ficando por custos fixos) fica por acrescentar o custo da presença web que seria necessária para a estratégia.

Seria necessário ter um bom site web2.0 com um crm e autoresponders para minimizar o "Man Power",um PPC e sem duvida um web Affiliate System a correr no website.

CCz disse...

Pois... tem toda a razão. São campos que não são o meu forte.
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Já agora, tem opinião sobre os CRM web based?

Miyuki Creative Studio disse...

Tenho sim, (dependendo do tipo de negócio) são uma ferramenta obrigatória para os dias de hoje.

Tomando esta proposta de negócio como exemplo, um crm web based de topo (com um custo a rondar os 300€ mês) a trabalhar no mínimo dos mínimos fazia o seguinte:

-Recolher e catalogar os dados por tipo de cliente/prospect.

- Iniciar sequências de informação (Marketing) pré-programadas de acordo com o gosto do cliente que visitou o website.

- Mudar o cliente de tipo de sequências de acordo com as acções que o mesmo toma ao longo do seu envolvimento com a informação que recebe.

- Efectuar a venda total do produto(Tomando como base que o target seria outside PT os pagamentos seriam por c credito).

- Executar upsells recorrentes de uma forma automática "misturando" o gosto demonstrado na altura que ainda era "prospect" X a "experiência" que contractou (já agora aproveito para dizer que defendo a teoria de que para aumentarmos o nosso volume de negócios para o dobro de um ano para o outro basta vendermos o dobro a cada um dos clientes que temos actualmente.

Se pensarmos assim, facilmente se conseguem anualmente aumentos na ordem dos 20%, pois apenas é necessário ( e sem aumentar clientes) manter as vendas actuais e fazer upsell a 20% da nossa base de dados).

Faria muito, muito mais, mas o post ficava gigante, alguma informação extra que necessite/m envie/m-me um email que terei todo o gosto em responder.

Para terminar, este era um bom assunto para quem está ligado ao turismo de Portuga.

Na minha humilde opinião um dos mais fáceis aumentos de exportação do país seria pelo turismo, pois para os recursos que temos neste país, simplesmente não existe.

Ideia 1 para turismo de Portugal.

1- Criar um website para consumo interno (Portugueses empreendedores ou investidores) com "pré-negócios" desenvolvidos (seguindo a lógica de construção de negocio que aqui é demonstrada o BSC).

2- Divulgar o site em programas no centro de emprego, feiras de negócio, e em share nos canais de televisão.

3- Em vez de atribuir subsidios, oferecer valor comprovado e esperar que interessados credíveis usem os "templates" de negócios pre-criados e aumentem a competitividade da oferta nacional para o estrangeiro visitante.

Não seriam necessários grandes recursos (€) para montar uma equipe de pessoas com talento que desenvolvessem essas ofertas (templates de negócio), e sem dúvida que sugeriam interessados.

Na minha opinião de empreendedor (se me poder chamar assim) e sócio de uma empresa, o que limita e muito o aparecimento e sucesso de novas empresas é não serem dadas oportunidades a pessoas que até gostavam de mas não sabem como, e que quando estão a descobrir como já fizeram tantas asneiras que a empresa já não tem salvação possivél.

CCz disse...

Caro João,
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A minha ideia era outra. Acredito que as empresas precisam de se concentrar nos clientes-alvo.
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Quando a quantidade de clientes-alvo não é suficiente num mercado, as PMEs deverão seguir o exemplo alemão e expandir-se geograficamente, para não se dispersarem quanto ao tipo de cliente-alvo.
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Uma PME não tem dinheiro para ter delegações em todo o mundo. Assim, deverão desenvolver uma rede de agentes, olheiros, consultores, que trabalhem no desenvovimento de leads. O CRM web based em que pensava seria algo mais adequado para reunir, gerir, monitorizar essa rede de "activistas" comerciais a nível mundial. Cada um podia digitar as suas visitas, opiniões e contactos, e uma pessoa a nível central na PME podia acompanhar o trabalho e proporcionar apoio.

Miyuki Creative Studio disse...

Olá!

Sim, ele faz isso também, e tinha pensado exactamente assim.

Resumindo:

1 - O CRM reunia contactos do site e tratava-os automaticamente (e de uma forma personalizada) até se tornarem clientes e depois de serem clientes (para comprarem outrao produto), trabalho 0 para a empresa a não ser medir.

2 - O CRM reunia automaticamente os contactos da rede de agentes, olheiros, consultores, através de um formulário dado aos mesmos, depois, após preenchimento por parte dos parceiros, inseria automaticamente os contactos numa sequência, trabalho 0 para a empresa a não ser medir.

3 - o Crm podia ainda fazer automaticamente o pagamento de comissões à rede de parceiros estrangeiro de uma forma automática assim que o produto fosse pago, bastava ter anexo uma conta afiliate, trabalho 0 para a empresa a não ser medir.

4 - Crm fazendo a venda podia enviar automaticamente para os guias ( e usando um round robin para não ir parar sempre ao mesmo guia), com os dados do comprador, experiência etc, trabalho 0 para a empresa a não ser medir.

etc etc, esta é a força de um crm web based para este negocio (e muitos outros) :)

CCz disse...

http://www.telegraph.co.uk/earth/wildlife/8569864/When-birdwatchers-go-bad-how-the-rise-of-wildlife-paparazzi-has-led-to-hide-rage.html

CCz disse...

http://www.vidaeconomica.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ve.stories/79926

IMHO não estão a investir o suficiente nas redes sociais para chegar a novos potenciais clientes, para reforçar a tribo e celebrar os "troféus" de cada expedição (fotos, histórias)

Célio disse...

Este fim de semana na SIC este documentário http://sicblogue.blogs.sapo.pt/1563299.html

referiu a importância do birdwatching para o turismo dos açores, lembrem-me logo deste artigo.

Abraço,
Célio