terça-feira, dezembro 14, 2010

Fazer o perfil dos clientes-alvo

Nas acções de formação sobre o balanced scorecard um dos temas que abordo é a necessidade imperiosa de responder à questão "Quem são os clientes-alvo?"
.
Apresento um desenvolvimento que leva a este acetato final:
E conto a história do estudo estatístico relativo a um mercado que concluiu que os clientes preferem a cor laranja, que o alvo é o laranja.
.
A empresa lança o laranja e é um fracasso!
.
Porquê?
.
Porque o cliente médio não existe, é uma estatística... é um fantasma estatístico.
.
Metade do mercado gosta do vermelho e outra metade gosta do amarelo, na média gostam do laranja!!!
.
Vem isto a propósito do artigo "Before Creating the Car, Ford Designs the Driver":
.
"Antonella was the guiding personality for the Ford Verve, ... A character invented by Ford designers to help them imagine cars better tailored to their intended customers, she embodies a philosophy that guides the company’s design studios these days: to design the car, first design the driver.
Antonella is the personification of a profile created from demographic research about the Fiesta’s target customer, said Moray Callum, executive director of Ford Americas design.
Ford is using characters like Antonella to bring a human element to the dry statistical research drawn from polls and interviews. Based on psychological profiles, these characters are a more modern version of the “theme boards” that designers once covered with snapshots and swatches of material to inspire a design. They are also like avatars, those invented characters used in online games and forums to symbolize a participant’s personality.
Invented characters get everyone on the same page,” Mr. Callum said. “Personalizing gives context to the information we have. Sometimes the target demographics are difficult to relate to by, say, a 35-year-old male designer.
We found in the past that if they didn’t understand the buyer, designers would just go off and design something for themselves,” he added."

Seth Godin também escreveu recentemente acerca deste tema "Everyone and no one"

1 comentário:

Miyuki Creative Studio disse...

Gosto.

Divulgo aqui um pouco de uma estratégia que aprendi para traçar o perfil do publico alvo.

Material:

1- Caneta
1- Pedaço de Papel.
----

To do:

1- Desenhar uma pessoa (pode ser mal desenhada, nem todos somos bonitos)

2- Dar-lhe um nome - (Sr Batata).

3- O sr Batata vive em X

4- O sr Batata ganha y

5- O sr Batata gosta de z

6- Os amigos do sr Batata são ..

etc

Pode parecer idiota, mas desde o momento que damos um nome e uma cara a "algo que não existe" fica muito mais fácil ter uma ideia do publico para o nosso produto.