terça-feira, agosto 24, 2010

Não estava à espera de outra coisa

"Subsídios às empresas sem efeitos sobre vendas e exportações"
.
"Quase 855 milhões de euros foram injectados pelo Estado, durante oito anos, em 10.753 empresas do ramo manufatureiro. O objectivo claro era promover a competitividade do sector. Mas quais foram os efeitos práticos destes apoios públicos, provenientes de fundos estruturais da União Europeia ou de subsídios estatais, no início da actividade exportadora das empresas domésticas, e que reflexos tiveram na eficiência e facturação das mesmas?

Segundo o estudo feito pelo investigador Armando Silva, professor do Instituto Politécnico do Porto, intitulado "O papel dos subsídios nas exportações: o caso das empresas manufactureiras portuguesas", a resposta é aparentemente surpreendente: "Nenhuns". "
.
De certeza que algumas empresas receberam apoios e os aproveitaram com bons resultados. No entanto, esse número perde-se no meio da massa estatística.
.
Concorrer para obter apoios e subsídios controlados por burocratas, segundo regras e critérios definidas por burocratas, só por acaso aproxima as empresas dos clientes.
.
É claro que o grosso dos subsídios vai para as empresas incumbentes... quando, most of the fun is happening at the edges.

1 comentário:

andrecruzzzz disse...

pois, pois,, fora o efeito nos impostos extra- que temos d suportar p pagar esses subsidios e ainda pagar a matilha de comissoes burocratas q trata de distribuir e fiscalizar esses subsidios..
no outro dia fiquei siderado pq as viagens associações de empresários são muitas vezes subsidiadas pelo qren(como se já nao bastassem essas novas festas populares organizadas pelas camaras denominadas de feiras agricolas, comerciais etc..)..
no entanto, agora os fiscaiszinhos andam a cobrar trib.autonoma de todas as viagens q se fazem a anolga, à china, à alemanha ..viagens "a solo" sem convivios , sem associaçoes, sem bull-shit!!