sexta-feira, maio 22, 2009

Saúda-se

Saúda-se a iniciativa "Azeite Esporão investe 800 milhões em nova imagem e posicionamento" vai no sentido da subida na cadeia de valor, vai no sentido do que defendo como estratégia para a agricultura portuguesa poder ser competitiva extra-muros e gerar valor acrescentado que suporte níveis de vida mais elevados para quem trabalha a terra (sem o recurso a subsídios).
.
No entanto preocupa-me esta linguagem ""A verdade do azeite" é a nova assinatura e o conceito que sustenta toda reformulação de imagem. O ‘design' ficou a cargo de Eduardo Aires, ‘designer' responsável por toda a reformulação de identidade do grupo e das marcas que o compõem."
.
Eu, que sou um pós-pós-pós qualquer coisa, desconfio destas linguagens. Gosto de azeite e abuso do seu uso, e gosto de um bom azeite.
.
Para além do design, mudou alguma coisa no azeite?
.
Como lembram Lincoln e Thomassen o produto é que satisfaz as necessidades não a marca.
.
É que convém não esquecer que no mercado de azeites da grande distribuição as revistas da Deco costumam dar o prémio de melhor azeite à marca... Chaparro!!!
.
Sim, essa mesmo, a marca do Lidl.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Não será aqui o centro da análise, mas o título da notícia fala em 800 milhões enquanto que no corpo são referidos 800 mil.

"A verdade do azeite..." - é muito arriscado analisar só com base neste resuminho... Aquilo que gostava de saber, na linha de "Para além do design, mudou alguma coisa no azeite?", era o que resultou, em termos práticos, em termos de matéria a implementar, mudanças "core". Porque em termos de "imagem", já se sabe, vai sair publicidade e a tal nova assinatura...

Enfim, só curiosidade técnica, alimentar estatísticas pessoais, tentar perceber se é mais uma vitória para os gorilas... - ver jeanne liedtka)

(aranha)