quarta-feira, junho 11, 2008

Obama's Drucker-Style Win

Os meus primeiros passos no mundo da gestão foram dados quando descobri na biblioteca da empresa onde trabalhava esta autêntica bíblia "Management: Tasks, Responsibilities, Practices" de Peter Drucker.
.
Anos depois adquiri dois livros muito mais práticos "The Effective Executive: The Definitive Guide to Getting the Right Things Done" e "Managing for Results".
.
Hoje em dia, embebido no meu trabalho, embutida na minha forma de pensar, estão algumas perguntas que Drucker me ensinou a colocar e apreciar:
  • Qual é a missão da organização? Qual é a sua razão de ser? Qual é a sua finalidade?
  • Quem é o nosso cliente? Não um mambo-jambo estatístico, mas o cliente-alvo, alguém de carne e osso.
  • A que é que o cliente dá valor? Toda a abordagem tem de ser de fora para dentro.
  • Quais são os nossos resultados? O que estamos a consegui e onde queremos chegar?
  • Qual é o nosso plano? Como vamos circular de A para B?
Interessante voltar a tomar consciência destas questões ao encontrar este artigo na revista Business Week "Obama's Drucker-Style Win" assinado por Rick Wartzman.

Sem comentários: