domingo, dezembro 09, 2007
Só o marketing não chega
IMHO, concordo com quase tudo o que é dito neste artigo, assinado por Ana Rita Faria e Rui Mendonça, no Público de hoje ""TGV é um erro financeiro", diz Álvaro Santos Pereira".
Há no entanto um pormenor que me faz cócegas na mente
""Se conseguimos ter no estrangeiro fadistas de qualidade, como a Mariza, ou futebolistas, como Cristiano Ronaldo, é porque eles têm óptimas campanhas de marketing, e é isso que precisamos também nas empresas""
Não basta o marketing, o produto tem de ser intrinsecamente bom, logo à priori.
Um bom marketing de um mau produto consegue uma venda... mas depois, a experiência do produto, deita por terra a vontade de repetir a compra.
Há no entanto um pormenor que me faz cócegas na mente
""Se conseguimos ter no estrangeiro fadistas de qualidade, como a Mariza, ou futebolistas, como Cristiano Ronaldo, é porque eles têm óptimas campanhas de marketing, e é isso que precisamos também nas empresas""
Não basta o marketing, o produto tem de ser intrinsecamente bom, logo à priori.
Um bom marketing de um mau produto consegue uma venda... mas depois, a experiência do produto, deita por terra a vontade de repetir a compra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Intro: Como é que se exprime um "sem comentários" sem fazer menos um?...
:)
Bem, lá vamos a mais do mesmo... :| O curioso é que o Marketing continua a ser confundido com promoção/publicidade e, assim, vai acabar por ser um flop, um enorme flop, contra aquilo porque tanto lutam agora os seus "lobbistas"... Numa certa perspectiva, ainda vamos ouvir falar do Marketing como o recurso que veio substituir os vendedores naquele papel de salvadores da pátria das empresas em dificuldades - os donos do toque de Midas, os milagreiros, capazes de num abrir e fechar de olhos fazer aumentar os números das vendas.
(quem não me conhece ainda desconfia que tenho algum ódio de estimação ao Marketing, mas aqui vai: não, isso não é verdade, e com algum cuidado até posso já afirmar-me um Marketeer "por direito"... :D ).
P.S.: um dos colegas de curso, um daqueles que têm as melhores notas, as notas super-altas, está outra vez desempregado, por decisão do ex-empregador... (faz companhia a todos os outros que no curso são os "combatentes pelo 20"). Ora, "em falando" deste grupo da nota 20, é também curioso verificar que nesse combate recorrem bastante à... comunicação, ao marketing pessoal, if u know what I mean... Conclusão: se na gestão pessoal não resulta, como pode resultar na intervenção noutras entidades? (u know what I mean, again??)
Enviar um comentário