domingo, agosto 09, 2015

Boas notícias

Confesso que este título "Portugal é o terceiro maior produtor europeu de bicicletas" e os valores nele incluídos me surpreenderam.
"Com mais de 1,6 milhões de unidades produzidas em 2014, Portugal é atualmente “o terceiro maior produtor de bicicletas na Europa”, divulgou hoje a ABIMOTA que prevê um crescimento de 10% do setor até ao final do ano."
Tive oportunidade de visitar em 2013 unidade ainda em fase de construção na zona das Gafanhas (Aveiro), muito automatizada, e toda virada para a exportação para uma marca. Recordo que os números previstos eram astronómicos... talvez daí o crescimento.
.
O último valor que eu tinha era de 2013 e era este:
As fontes não são as mesmas. Contudo, passar de 741 mil para 1,6 milhões num ano é obra!!!
.
Por isso, fico logo a matutar como saber qual terá sido a evolução do preço médio das bicicletas à saída da fábrica.
.
Entretanto, este outro artigo "Emprego ligado à bicicleta pode crescer 50 por cento em Portugal nos próximos anos", permite concluir que os números do gráfico subestimavam a produção portuguesa. O gráfico da COLIBI, the Association of the European Bicycle Industry e COLIPED, the Association of the European Two-Wheeler Parts' & Accessories' Industry, contabilizava o emprego no sector desta forma:
Quando, segundo a ABIMOTA:
"As intenções de investimento na indústria ligada à bicicleta proporcionarão, nos próximos anos, um aumento de 50 por cento no número de postos de trabalho no país, revelou o secretário geral da associação do sector.
...
Caso se concretizem esses projetos, que não quis especificar, seriam criados entre 650 a 700 novos empregos diretos num setor que dá trabalho, atualmente, a cerca de 1500 pessoas, distribuídas por 25 a 30 empresas."

1 comentário:

CCz disse...

O meu medo era este:

Quantas bicicletas foram exportadas? 1,6 milhões de unidades
Quanto é que essas exportações valeram? 315 milhões de euros
Qual o preço médio dessas bicicletas à saída da fábrica? Cerca de 196 euros. A este valor há que acrescentar o preço da distribuição e o preço do retalho

Qual o preço médio de uma bicicleta comprada em Portugal no retalho? 250 euros (segundo http://www.publico.pt/economia/noticia/mercado-nacional-de-bicicletas-disparou-30-em-um-ano-1704383 )