sexta-feira, junho 22, 2012

Relatório - "A evolução recente do Desemprego" (parte III)

Parte I e parte II.
.
Qual é o meu conselho aqui no blogue?
.
Subir na escala de valor!!!
.
Apostar no campeonato do valor!!!
.
Nem de propósito, no Relatório - "A evolução recente do Desemprego":
"o aumento do desemprego no último trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012 ocorreu maioritariamente em sectores de menor valor acrescentado."
Para terminar os comentários ao referido relatório: Agora aqui vai uma especulação de um engenheiro de província que não estudou economia.
.
Quando o PIB recomeçar a crescer, o desemprego não vai baixar à velocidade que os economistas e analistas previrem, vai baixar mais lentamente.
.
Lembrem-se do que aconteceu no calçado, e no têxtil, e no mobiliário, por exemplo. Esses sectores, para recuperar o caminho do sucesso tiveram de mudar de modelo de negócio, tiveram de se re-estruturar, tiveram de apostar em empresas mais pequenas, mais rápidas, mais flexíveis e muito mais produtivas (não pela quantidade, mas pelo preço de cada item)
.
O mesmo vai acontecer na maioria dos sectores, mesmo nos bens não-transaccionáveis. Empresas mais pequenas, mais flexíveis, mais assentes na internet e em pequenos segmentos, menos dependentes de crédito.
.
Na passada quinta-feira, durante a Social Business Summit 2012 @nilofer tuitou esta frase:
"The future is not an 800-pound gorilla. It's 800 gazelles."
É um soundbyte que diz muito... eu não só acredito nele como tento contaminar o maior número de mentes e de empresas com o pensamento que lhe subjaz.

Sem comentários: