terça-feira, outubro 25, 2011

Mongo e os consultores de compra

Quando há dias escrevi os dois postais intitulados "O regresso do alfaite e da modista" estive para abordar um outro ponto. Contudo, acabei por não o fazer. Agora, cá vai, por causa de uma provocação do André Cruz.
.
Mongo pressupõe a explosão da oferta. Em vez de uma oferta monolítica, uma oferta dispersa por n nichos dos mais diversos.
.
O que acontece quando a oferta explode?
.
Barry Schwartz chama a atenção para o paradoxo da escolha, quanto mais opções de escolha, mais difícil é escolher.
.
Assim, a par da explosão da oferta numa multidão de nichos surge necessidade de alguém que ajude a comprar: um consultor de compra!!!
.
O que tem acontecido ao negócio de venda de automóveis neste país?

E que tal no sector da venda de automóveis em Portugal existir uma empresa que há quatro anos consecutivos vê as suas vendas crescer mais de 20% ao ano?
.
"A MBM mobile™ pertence ao Grupo Lufthafen S.A., organização que foi recentemente laureada pela Revista Exame (Maio de 2011) como uma das empresas gazela com indicadores de negócio sustentáveis (crescimento igual ou superior a 20% por ano, durante um período de 4 anos) em Portugal, ocupando deste modo, o 18º lugar na classificação, no universo das 202 melhores empresas."
.
O que me saltou à vista? Verem-se como ... consultores de compra!!!
.
"Somos uma empresa portuguesa dedicada à consultoria e comercialização automóvel, especialista em soluções B2C no mercado nacional e internacional.
...
Aconselhamos sobre tudo o que envolva a aquisição de um automóvel, desde a marca ao modelo, ao equipamento e motorizações, passando pelo combustível à escolha do melhor financiamento, se necessário. Os consultores detêm o Know-how necessário para lhe prestarem um serviço tão qualificado quanto personalizado. É verdade que o nosso objetivo é vender durante esse processo de consultoria, mas não o fazemos sem antes auscultar as suas necessidades. Só assinará um contrato connosco se for essa a sua intenção e se a viatura corresponder exatamente às suas necessidades."
.
Não dá que pensar?
.
Até para quem pensa que para ter sucesso uma farmácia tem de ser mixuruca há lições a aprender com esta empresa (MBM mobile™).
.
Mongo vai exigir por todo o lado consultores de compra, tanto podem ser profissionais que medeiam a relação B2C, como podem ser profissionais que fazem parte dos quadros das empresas que tentam seduzir os seus clientes-alvo.

2 comentários:

CCz disse...

Stands automóveis podem acabar dentro de três anos
.
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO019481.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
.
Caro André, antecipamo-nos ao Dinheiro Vivo, graças a si.

Jonh disse...

Não haja dúvida que este modelo de negócio (o atual, o tradicional stand) está ultrapassado. O aconselhamento na compra ajuda a empresa a ajustar a venda às necessidades do cliente, deixando-o satisfeito.
Relativamente à reportagem feita pelo “Dinheiro Vivo”, no que respeita às vendas online, apesar de considerar que há cada vez mais pessoas que compram pela Internet (nicho), acredito que o modelo de negócio baseado no aconselhamento completo ao cliente é muito mais viável (haja ou não processos feitos pela Internet). Um stand normal que não tenha uma estratégia coerente, terá poucas hipóteses de sobreviver apenas com as vendas pela Internet.
No caso da MBM mobile, o caso é diferente. Toda a sua estratégia está assente naquele modelo de negócio. Por exemplo (estive a ver na página da empresa na internet), a empresa tem um serviço que permite a compra de automóveis na Alemanha, em condições mais vantajosas, assegurando ao cliente todo o manancial necessário para que o cliente saiba que está a comprar um produto em conformidade.