domingo, julho 04, 2010

Ideias interessantes sobre o turismo

Há tempos disseram-me que durante o ano de 2010 vão abrir 17 hotéis na cidade do Porto.
.
Eheheh, há aqui muito 'optimismo não documentado' em simultâneo.
.
Lembrei-me deste facto por causa de um título do Caderno de Economia do semanário Expresso de ontem "Há hotéis de 4 estrelas a €20 por dia em Albufeira"
.
Trata-se de uma interessante entrevista com André Jordan. Alguns destaques:
.
"Vê solução para as quebras do mercado inglês, em particular no golfe?
.
Eu vendi os campos de golfe de Vilamoura em 2007, e já naquela altura, em pleno boom, defendia que era preciso criar um Portugal Golf Club, no modelo dos programas de fidelização das companhia aéreas, para criar uma ligação do cliente ao destino. Se a operação for impessoal, no ano seguinte o cliente vai para outro local, porque é mais barato. Mas ninguém aprovou a ideia: dava trabalho, era mais fácil trabalhar com os tour operators. Perdemos 30% do mercado do golfe, é preciso recuperá-lo com acções de fidelização, não a baixar preços. Há hotéis de quatro estrelas em Albufeira a cobrar €20 por dia. Não podemos entrar nisso, mais vale fechar."
...
"Há sempre uma saída, temos de a procurar colectivamente. Sozinho, ninguém tem capacidade para disputar o mercado, mas juntos podemos fazê-lo."
...
"Toda a crise é igual, parece que é o fim. Só que Portugal não acabou. E não é olhar a crise como uma tempestade no céu e ninguém pode fazer nada: temos de reagir, atacar o mercado."
...
"Se ficarmos parados, saímos do mapa. Não sou burro nem teimoso, penso em termos prospectivos, acho que há sempre clientes aí fora, é preciso ir buscá-los."
...
"Tem dito que não é com discotecas na praia que se promove um destino como o Algarve.
Já nem quero comentar o problema Algarve. Quem tem de fazer a promoção não são as regiões de turismo, são os empresários, os que têm o dinheiro no fogo, embora apoiados com linhas de crédito, juros baicos ou benesses fiscais."
.
Alguém que sabe qual o segmento que persegue e que não se ilude com fogo de artifício.
.

Sem comentários: