quarta-feira, dezembro 03, 2008

Outra vez a gestão das expectativas

Se uma tempestade estivesse a aproximar-se de uma comunidade, será que aprovaríamos a actuação de uma Protecção Civil que decidisse assobiar para o lado e não informasse os cidadãos sobre o fenómeno about to happen e sobre como se deveriam preparar e como poderiam minimizar os danos e perdas de bens?
.
"O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje que as famílias portuguesas vão ter melhor rendimento disponível em 2009, devido às baixas conjugadas da taxa de juro, do preço dos combustíveis e da inflação."
.
Para quem é este discurso? Para as famílias portuguesas que vivem de salários ou pensões pagas pelo estado?
.
Será que faz sentido este discurso para as outras famílias?
.
Por que é que as taxas de juro estão a baixar?
Por que é que o preço dos combustíveis está a baixar?
Por que é que a inflação está a baixar?
.
E de onde vem o dinheiro que o estado usa para pagar os salários e pensões? Será que faz sentido este discurso para todas as famílias?
.
Este é o tempo em que os governos rezam para que a inflação suba.
.
Trecho retirado do artigo ""Famílias portuguesas podem esperar ter melhor rendimento disponível em 2009"" publicado o sítio do Jornal de Negócios.
.
Este discurso na TSF não devia ser mais comedido? Menos triunfal? Isto vai acontecer pelas piores razões, e enquanto não se der a inversão não há recuperação económica.
.
Por que não usar um discurso formativo e explicativo?
.
Isto que Sócrates disse vai acontecer, mas vai estar associado a mais desemprego, a mais dificuldades, a mais recessão, e poucos se vão alegrar... de que vale a descida da taxa de juro se se perde o emprego?
.
Será que é assim que se gera confiança?

1 comentário:

CCz disse...

Com a Função Pública a obter aumentos salariais de 2,9% será um cenário idílico. Mas para uma parte das famílias portuguesas, 2009 poderá ser negro.
.
http://dn.sapo.pt/2008/12/10/economia/constancio_aconselha_subida_defice_o.html