sábado, março 15, 2025

Diversificação e entropia (parte VI)

Parte Iparte IIparte IIIparte IV e parte V.

Estratégia em todo o lado! 

No WSJ de 10 de março passado encontrei o artigo "CVS's New Small Stores Go All In on Pharmacy Services".

O artigo descreve a nova estratégia da CVS Health, que está a abrir pequenas lojas focadas exclusivamente em serviços de farmácia e produtos de saúde, eliminando categorias tradicionais de retalho como cartões de parabéns e mercearias. Esta mudança faz parte de uma reestruturação maior da empresa, que inclui o encerramento de várias lojas. A CVS procura responder à queda nas vendas de retalho e ao aumento da concorrência de supermercados e lojas de desconto. Além disso, a empresa acredita que o foco nos serviços farmacêuticos melhorará a sua rentabilidade, dado que a maior parte das receitas já provém desse segmento.

"CVS Health is preparing to open a dozen stores offering full-service pharmacies but very limited retail, the latest example of a national drugstore chain responding to a long stretch of declining retail sales."

"The new stores will be on average less than 5,000 square feet, or not even half the size of a typical CVS location.

...

CVS and other drugstore chains for years built their business around convenience. Customers walking through the store to pick up their prescriptions would buy shampoo or pretzels—often at a large markup—on their way to the cash register.

...

Retail theft has further cut into margins by forcing stores to hire more security staff and lock up larger quantities of items, measures that have inconvenienced and annoyed many customers."

A ligação à parte I - A CVS reconheceu que a venda de produtos não farmacêuticos estava a diluir a energia da marca e, por isso, optou por cortar esse segmento e focar-se no que gera valor real: a farmácia.

A ligação à parte II - A CVS estava a atuar como uma loja genérica, vendendo uma mistura de produtos de mercearia, cosméticos e farmácia, mas a competir com supermercados e lojas de desconto, que conseguem vender os mesmos produtos a preços mais baixos. Ao abandonar essa abordagem e focar-se no seu core business (serviços farmacêuticos), a CVS evita tornar-se uma empresa sem identidade, como descrito no conceito de "Collapsing to the Center".

Sem comentários: