domingo, fevereiro 23, 2025

Curiosidade do dia

No JN de hoje, "Exportações de calçado sobem em volume mas caem em valor": onde se pode ler:
"Portugal exportou 68 milhões de pares de calçado para 170 países em 2024, um crescimento de 3,9% em volume, mas uma quebra de 5,4% em valor face a 2023, para 1.724 milhões de euros, segundo o INE. A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos destaca que este recuo compara com uma perda de 8,2% do maior concorrente de Portugal, a Itália, e uma quebra de 7% do maior produtor mundial, a China."

Vender mais e receber menos pode ser explicado por:

  • vender peças mais baratas e cortar na margem;
  • vender peças mais baratas e recorrer à subcontratação no exterior;   
  • vender menos calçado de couro (mais caro) e vender mais calçado de outros materiais.
Entretanto, no JdN de sexta-feira passada em ""Impacto será positivo seja qual for o resultado das eleições"" pode ler-se:
"PME alemãs querem investir 
O responsável acredita também que o investimento direto germânico em Portugal vai crescer. "Vemos muito interesse de empresas alemãs em trabalhar mais com a indústria portuguesa. Há dias tivemos cá uma delegação de compradores de empresas importantes da Alemanha, organizamos mais de 90 reuniões com possíveis fornecedores portugueses e o "feedback" alemão foi muito positivo, superou as expectativas", avança. "Vemos mais investimento de empresas alemãs. Dizem que a mão de obra em Portugal é ótima, que a infraestrutura é boa". Estou seguro que o comércio e os investimentos alemães em Portugal vão crescer". ", estima."

Vai ser a repetição da migração que aconteceu com o têxtil e calçado francês e alemão a caminho de Portugal. Por sua vez, as empresas portuguesas do nível de produtividade anterior ou fecham ou deslocalizam. Flying Geese ao vivo e a cores:

Por exemplo, se a Alemanha for o país A e Portugal for o país B, então, Marrocos será o país C.


Sem comentários: