domingo, julho 16, 2023

Inversão de ciclo


No final de Fevereiro o calçado estava a crescer 9% nas exportações homólogas, no final de Maio esse valor já estava em terreno negativo.

As exportações de têxteis e vestuário há 8 meses que apresentam variações homólogas negativas em quantidade.

O número de insolvências registou um crescimento homólogo de 28%, em junho, com 384 empresas insolventes. No entanto, no acumulado do ano ainda se mantém baixo dos valores do ano passado (-2,7%), com um total de 2055 insolvências, de acordo com a Crédito y Caución. Já as constituições de empresas caíram 13%, mas manteve-se um acumulado positivo.

Estamos perante uma inversão. Algo de muito interessante é a heterogeneidade intersectorial. No mesmo sector empresas cheias de trabalho coexistem com empresas sem encomendas.

No final do ano passado reflectia sobre: "Tudo vai depender do tal jogo de forças", qual a resultante das forças da recessão, da quebra do consumo versus o aumento da procura com o fim da globalização. A tendência parece evoluir no agregado para o lado da diminuição.

\Outro tema que me tem acompanhado no último mês é o da evolução da metalomecânica. Será que a metalomecânica é o novo têxtil dos anos 70? 

Sem comentários: