sábado, julho 09, 2022

Por que é então uma das [regiões] mais pobres de toda a UE?

Uma excelente pergunta.

Julgo que a razão está ilustrada nesta figura:

Figura usada em:

Muitas empresas da região Norte conseguem ser competitivas, mas não são produtivas (aqui no sentido de produtividade que gera margens superiores). Conseguem ser competitivas porque os clientes não compram simplesmento de acordo com o preço mais baixo, também valorizam a rapidez, a flexibilidade e algum design. No entanto, como estão em sectores tradicionais, os preços conseguidos nunca conseguem libertar margens superiores porque o preço unitário nunca pode atingir um valor que os consumidores não são capazes de suportar em loja. O que José Manuel Fernandes e muitos economistas defendem é que estas empresas precisam de crescer para serem mais produtivas, só que isso não é possível. Empresas maiores nestes sectores tradicionais já não competem com base na flexibilidade e rapidez, mas no preço custo puro e simples. Isso requer outro tipo de organização interna, outro tipo de hardware da produção, outro tipo de actividade comercial para outro tipo de clientes.

Por mais que se pressione estas empresas tradicionais a aumentarem a sua produtividade, os ganhos possíveis serão sempre baixos e não permitirão colmatar o gap com a média europeia. Porque os ganhos necessários dependem do crescimento do numerador na equação da produtividade (recordar o Evangelho do Valor).

Quer dizer que estamos condenados a estes níveis de produtividade? Não, mas para mudarmos de paradigma temos de ter outros agentes económicos, temos de, sem atacar as empresas existentes, criar as condições para que outras apareçam para que esta evolução ocorra:

Recordar, por exemplo este postal - The "flying geese" model, ou deixem as empresas morrer!!! de Novembro de 2021.

Reparar que o Japão não ficou mais rico porque porque criou empresas têxteis maiores, ficou mais rico porque fizeram o mesmo que os franceses e alemães nos anos 70, as empresas têxteis incapazes de competir com os salários praticados por outros sectores emergentes migraram para outros países. Não digo que se matem empresas, digo simplesmente: deixem as empresas morrer, ponto!!!

Como é que podemos promover esta transformação? Portugal não tem capital, nem know-how, ... devíamos aprender a lição irlandesa - Tamanho, produtividade e a receita irlandesa.

Qual o grande risco que Portugal pode correr? Fazer tudo para manter artificialmente as empresas de um sector, por exemplo "industrializando" a importação massiça de trabalhadores asiáticos.

Recordar:

1 comentário:

CCz disse...

tenho de escrever sobre o exemplo das bolas de baseball