terça-feira, julho 19, 2022

O fim da globalização (parte VIII)

Parte VII

Continuo a minha leitura de "The End of the World is Just the Beginning" de Peter Zeihan.

O autor acredita que com o fim da Ordem Americana imposta desde o pós-guerra o mundo aberto em que vivemos vai desaparecer. Uma das hipóteses do autor é a generalização da pirataria que se vê na costa da Somália, e o regresso de corsários ao serviço de estados. Primeiro o autor descreve os circuitos do petróleo e do gás natural, depois ilustra como as energias renováveis nunca conseguirão substituir nas décadas mais próximas as energias fósseis. É impressionante, os políticos mandam bitaites e fazem grandes proclamações. O autor limita-se a fazer contas e a demonstrar que não existe nem lítio nem cobalto capaz de alimentar essas ilusões. Agora estou a assistir a uma descrição das fontes, e de quem processa o aço, o cobre, o alumínio, o lítio, o molibdénio, o cobalto, a platina, o ouro, a prata, terras raras, e ...

O autor bate sempre na tecla que muitos países vão sentir-se tentados a novamente voltarem à tentação imperial para conseguir garantir o fornecimento desses materiais.

Na minha mente surgiu entretanto uma palavra da segunda guerra mundial: ersatz.

Muita investigação vai ter de ser desenvolvida na Europa para arranjar alternativas a todos aqueles materiais que a economia actual precisa, mas não existem na Europa. Imagino moléculas orgânicas a substituírem os materiais originais.

Sem comentários: