Ontem a meio da minha habitual caminhada de 6 km antes das 8h da manhã a certa altura tive uma epifania.
Nos primeiros anos deste século dei comigo a trabalhar com PMEs e a aprendermos como fazer face à concorrência chinesa. Agora, voltamos ao mesmo desafio, só que já não tem nada a ver com chineses... tem a ver com a internet e os seus gigantes digitais.
Se dantes era: como fazer o by-pass à China?
Agora será: como fazer o by-pass aos gigantes digitais?
Há 20 anos o desafio passou por encolher, subir na escala de valor e trabalhar para certo tipo de clientes-alvo. O novo desafio passará por voltar a apostar nesses três vectores.
Esta manhã li no JN a notícia da falência da Coelima. Fez-me recuar a isto em 2011 "A política misturada com os negócios". Em dez anos, aquela que chegou a ser a maior empresa têxtil do mundo (quando nós eramos a china, antes de haver China), encolheu para 250 trabalhadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário