terça-feira, janeiro 12, 2021

Total Value Ownership (parte II)

 Em Novembro de 2019 no postal "Total Value Ownership" escrevi:

"Numa relação B2B clássica os vendedores estão habituados a negociar com base no preço. O preço é o que está à vista. A SKF usa a noção de Total Cost Ownership. Desde que o cliente compra o rolamento até que se desfaz dele no final do ciclo de vida, quais são os custos que o cliente vai ter?"

A SKF é um exemplo clássico do uso do ciclo de vida para fugir ao preço unicamente no acto da compra. Recordo, por exemplo:

Actualmente a apoiar uma empresa de calçado a implementar um sistema de gestão ambiental de acordo com a ISO 14001:2015, encontrei mais um exemplo em que a abordagem da SKF, poderia ser utilizada por alguns fornecedores para melhorarem o ritmo de introdução de novos produtos.

A empresa consome colas e solventes no processo de fabrico. 
Existe uma legislação que estipula um valor de consumo de compostos orgânicos voláteis por par. 
As empresas que ultrapassam esse valor legal devem desenvolver medidas para reduzir tal consumo.

A empresa está a estudar a possibilidade de transitar para colas de base aquosa e está a fazer estas comparações:


Por que é que os fabricantes de colas de base aquosa não usam estas equações e outras para preparar informação que ajude os potenciais clientes a fazerem a transição?


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