quarta-feira, maio 27, 2020

Acerca da produtividade

"O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%. [Moi ici: E o que é que aconteceu a partir de 2000? O choque chinês arrasou o percentil de cada sector económico transaccionável que competia com a China no mesmo campeonato. E as empresas novas que surgiram em sectores tradicionais conseguiam vender produtos mais caros e com menos gente. Por isso, ficaram mais produtivas. Suspeito que precisamos de novos saltos de produtividade, talvez pela entrada da Turquia, Marrocos e Roménia] A ligação da capital aos organismos e empresas do Estado levou a que nos anos de crise não houvesse investimento e criação de riqueza, enquanto no Norte a indústria foi puxando pela economia.
...
A má notícia é que a produtividade em termos absolutos do Norte continua a ser largamente inferior à média nacional e à da Região de Lisboa. Ou seja, o que distinguiu o Norte pela positiva, entre 2000 e 2017, foi o facto de o ritmo de crescimento (visão dinâmica da realidade) daquele indicador ter sido muito superior ao verificado na região da capital.
.
Por outro lado, o relatório destaca que, “apesar da evolução bastante mais favorável” do Norte no conjunto nacional, o crescimento da região foi “modesto no contexto europeu”.
.
“A produtividade do trabalho na Região Norte representou cerca de dois terços do valor médio da UE e das suas regiões mais industrializadas e pouco mais de metade do valor observado nas regiões-fronteira”, descreve o Norte Estrutura.
.
A CCDRN refere que o aumento da produtividade laboral no Norte “terá resultado, sobretudo, de processos de reestruturação do seu principal setor de atividade económica, as indústrias transformadoras, com um crescimento de 51,6%”. [Moi ici: A velha lição finlandesa - "In essence, creative destruction means that low productivity plants are displaced by high productivity plants."]
.
Tal corresponde ao “12.º maior crescimento entre as 21 regiões europeias mais industrializadas incluídas no estudo”.
.
A indústria transformadora nortenha perdeu 150 mil empregos, mas “a verdade é que a região continua a representar 45% desse setor a nível nacional e a Lisboa apenas 22%”, refere Freire de Sousa.
.
O Norte “beneficiou de transferências moderadas de emprego em favor de atividades económicas mais dinâmicas e inovadoras, como é o caso do terciário superior (atividades de consultoria, científicas, serviços de apoio, informação, comunicação, serviços financeiros e seguros)”. "
Trechos retirados do Jornal de Notícias de ontem, "Produtividade aumenta mais no Norte que na capital".

2 comentários:

daniel_gaalaad@yahoo.com disse...

Mera especulação da minha parte, sem qualquer tipo de fundamento, mas... Bem não resisti e fui buscar algum fundamento:

https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=File:Electricity_prices_for_non-household_consumers,_second_half_2019_(EUR_per_kWh).png

É sabida a sensibilidade que a industria apresenta aos preços da energia, até que ponto o preço da energia para consumidores não domésticos não afectou o Norte do país que é precisamente mais industrializado? Será que as diferenças de preço na energia não inviabilizam novos projectos industriais mais produtivos, no norte do pais para outros países da europa?

E note-se que me socorri apenas da electricidade, se pensarmos em termos de transporte dos inputs e dos produtos, por causa dos impostos nos hidrocarbonetos o cenário será ainda pior.

CCz disse...

Aqui no blog pregamos o Evangelho do Valor - http://balancedscorecard.blogspot.com/2011/03/pregaras-o-evangelho-do-valor.html

Ou se compete pelo valor, pelo numerador da equação da produtividade, ou se compete pelo custo, pelo denominador da referida equação.

Num país culturalmente pouco virado para a organização, e isto não é uma crítica, é impensável competir pelo custo com China, Marrocos, Turquia ou Albânia.

A única orientação tem de ser o valor.

Compare a sua argumentação sobre os preços da energia com os sucessivos textos de académicos nos últimos dois anos, a defender subidas dos salários superiores ao aumento da produtividade, para destruir deliberadamente as empresas incapazes de se reformarem