segunda-feira, abril 13, 2020

É empresário e está à espera do plano destas duas senhoras?

Demasiada gente está na posição de esperar.

Abdicam da sua autonomia e esperam que um papá os salve.

Perderam muito do pouco controlo que tinham sobre a sua vida e entregaram-no a outros que estão perdidos, mas não o revelam. Acham que quem não está perdido tem medo da livre circulação de informação?

Como empresário também se sente perdido? Já pensou em retomar a actividade da sua empresa?
Há dias citei:
"Lean thinking starts with acting: solving immediate problems to better understand the deeper issues. It differs radically from the mainstream approach.
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Lean thinking starts with find, in the real world, by identifying immediate problems right now, moves to face as we grasp which problems are easy to solve and which aren’t, what our deeper challenges are, then to frame these challenges in a way others will understand intuitively both (a) the problem we’re trying to solve and (b) the generic form of the solution we’re looking for, and then form the specific solutions through repeated try-and-see efforts with the people themselves until we, all together, build a new (often unforeseen) way of doing things
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Effectively, the idea is that to learn anything, we first have to change something and then carefully check the results to evaluate the impact.
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"Don’t look with your eyes. Look with your feet. Don’t think with you head. Think with your hands.
Por isso, recomendo a leitura sobre o papel de um mapa. Até de um mapa errado:
"The moral of the story is that when you are lost, any old map will do. The story demonstrates very clearly that it is what people do when they are uncertain that is important, rather than what they plan. By analogy, strategic plans function a lot like maps in which the crucial factor is not the map (or strategy) but the fact that you have something which will get you started on a path to the future. Once people begin to act (enactment), they generate tangible outcomes (cues) in some context (social) and that helps them discover (retrospect) what is occurring (ongoing), what needs to be explained (plausibility) and what should be done next (identity enhancement)."
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"The plan (or map) will not of itself actually tell them the route to take: the job of the leader in this situation is one of instilling some confidence in people to start them moving in some general direction, and to be sure that they look closely at cues created by their action, so that they learn where they are and where they want to be. When there is uncertainty or, more properly, equivocality in the environment, intelligent choices may be difficult; such situations put a premium on the robustness of the adaptive procedures rather than of the "map", the strategy or the organization."
Qual é o seu mapa? Tem um plano? Está à espera que estas duas lho apresentem?
Pense outra vez!

Quando um avião se despenha na floresta amazónica, longe da civilização, os sobreviventes costumam dividir-se em 3 grupos:

  • os que dizem aos outros que têm de ficar todos junto à espera, porque o avião vai levantar voo sozinho, por magia;
  • os que dizem aos outros que têm de ficar todos junto à espera, porque certamente alguém há-de aparecer à procura deles para os socorrer;
  • e aqueles que resolvem meter os pés ao caminho e ir em busca da salvação.
Confesso que acho interessante ver os dois primeiros grupos a agir no Twitter. Esperam que o papá, que um cavaleiro de armadura ou aquelas duas senhoras da foto os salvem... E quando alguém menciona a terceira hipótese é logo apelidado de energúmeno.

Eu faço parte e convido-o a fazer parte do terceiro grupo:
  • perceba o contexto em que está mergulhada a sua empresa;
  • estabeleça prioridades para o regresso à actividade (segurança dos trabalhadores primeiro - algo muito concreto, não é BS de ter um plano de segurança, é levar a coisa a sério. Protecção dos clientes em segundo. É claro que os clientes querem qualidade e prazos, mas se virem a sua empresa como um vector de infecção... no way)
  • determine os riscos da sua empresa (fornecedores, operações, logística, clientes)
  • prepare as infra-estrutras de comunicação e estabeleça canais de comunicação e alinhamento
  • mude os postos de trabalho com a colaboração e as ideias de quem neles trabalha (equipamentos de protecção individual, rotinas de limpeza e desinfecção, distanciamento social, horários, medição de temperatura, ...). Se os seus trabalhadores não estiverem seguros conte com absentismo, conflitos, medo, defeitos
  • trabalhe com fornecedores, pode ser obrigado a encontrar outros
  • trabalhe com a logística pode ter de arranjar novas alternativas
  • trabalhe com clientes... será que ainda tem clientes? Será que tem de ir à procura de novos clientes, em novas geografias, com novos modelos de negócio?
Não vai conseguir ter um plano perfeito à partida? Who cares. Já estará a caminho. E fará um plano muito mais adequado à sua realidade do que um qualquer outro com a chancela daquelas duas lá de cima. E como diz um empresário amigo, prepare-se para aprender depressa e aperfeiçoar o plano com o que vai aprendendo.

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