No
postal anterior, o primeiro passo é:
"Decide What Really Matters"
Este é o papel da gestão de topo, este é o papel de quem tem o comando. Estratégia ao mais alto nível é a expressão desta intenção, desta vontade, deste imperativo, desta escolha.
"Being strategic means consistently making those core directional choices that will best move you toward your hoped-for future.
.
This is, I think, a deceptively simple sentence. It implies that you know where you’re starting from, you’re clear on where you want to go, and you have the means and the will to make consistently good and powerful choices about how to get there. You can use this capability that I call being strategic to guide you through this wild time of ours."
Em vez de abstracções, em vez de masturbações, começar com o
concreto:
- em que é que somos bons?
- em que é que fazemos a diferença?
- o que nos dá pica?
- o que nos faz ganhar dinheiro?
- o que nos afasta da guerra dos descontos por causa da concorrência ter baixado o preço deles?
- o que nos faz crescer intelectualmente?
- o que nos dá orgulho?
Este é o nosso negócio.
E para deixar tudo claro, não faz mal nenhum explicitar o que não é o nosso negócio:
- porque não nos dá margem;
- porque é um lago de tubarões;
- porque é uma corrida para o fundo;
- porque teríamos de competir com quem tem outra estrutura de custos;
- porque não teríamos tempo de qualidade para os clientes que interessam;
- porque é aborrecido;
- porque ficaríamos estagnados;
- ...
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