segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Sobre as empresas em Portugal: factos, surpresas e weirdness

Duas perspectivas que me surpreenderam em "Firmografia: as empresas em Portugal, 2016" da Informa DB.

É importante conhecer os factos, ter uma percepção dos números para evitar dizer baboseiras demasiado evidentes, sem qualquer adesão à realidade.


Estou habituado a ouvir críticas à existência de tantas micro-empresas em Portugal (nunca me esqueço do impacte da legislação na dimensão das empresas). Não tinha a percepção de que quase 23% do volume de negócios estava nas mão destas empresas. Tinha a noção de que essas empresas representavam cerca de 30% do emprego (anda nos 27,5%).

Mais interessante foi o que descobri acerca da idade das empresas e o emprego:

Em 2016:

  • mais de 36% das empresas tinham até 5 anos;
  • quase 16% do emprego era assegurado pelas empresas que tinham até 5 anos
BTW, há qualquer coisa que não bate certo na tabela que se segue:

Como é que o sector das "Actividades Imobiliárias" só tem 30 555 empregados quando, segundo o IEFP, o mesmo sector, "Actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio", tinha em Dezembro de 2016 mais de 98 600 desempregados registados? E, para quem não conhece os números, sublinho:
  • Em Janeiro de 2013 estavam registados no IEFP 108 204 desempregados associados ao sector das "Actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio";
  • Em Dezembro de 2017 estavam registados no IEFP 85 744 desempregados associados ao sector das "Actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio".

2 comentários:

Nuno Cascata disse...

Essa disparidade tem a ver com a agregação dos números que é feita pelo IEFP. Enquanto que o Informa DB faz a distinção por empresas registadas como imobiliárias, o IEFP usa o cae, que para além de essa actividade mete outros serviços, como empresas de serviços administrativos, etc.

CCz disse...

Quem sabe, sabe!

Obrigado Nuno.

BTW, vi reportagens sobre o butelo!!!