segunda-feira, agosto 15, 2016

Aposto mais no product mix

Recentemente em "Calçado e previsões" referi o documento "Footwear Consumer 2030" onde se pode ler, acerca do couro:

  • "An increase in leather demand from other sectors is pushing prices up"
  • "Change in the produt mix, with leather potentially becoming a niche oriented product"
  • "Higher leather prices will allow new materials to emerge, such as plastics and synthetics"
  • "Social norms will be effective wheels of change"
  • "Leather vs Synthetic. Which are greener?"
Algo que pode ser resumido em:
Atenção aquele "Alteração do product mix do calçado".
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Qual o product mix do calçado fabricado em Portugal? No World Footwear Yearbook de 2015 pode ver-se:
Ainda no mesmo documento, acerca de Portugal pode ler-se:
"Portugal is highly specialized in leather footwear which it exports primarily to European markets. Neighbouring Spain is the main supplier of imports which consist mostly of rubber & plastic and textile footwear."
Recentemente foi possível ler "Lemon Jelly. Sapatos da Procalçado já chegam a 30 países". A Lemon Jelly é uma marca de sapatos de couro? Não! Então, por muito bem vendidos que sejam, serão sempre mais baratos que os sapatos de couro. Assim, o preço médio do calçado português baixa, não porque os preços dos sapatos de couro baixem mas porque o product mix dos sapatos portugueses se está a tornar menos baseado no couro (ver figura sobre a situação em 2013).
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Entretanto, hoje leio "Portugal perde terreno: França já exporta sapatos mais caros" e a justificação continua a não me satisfazer. Acredito mais na alteração do product mix do que em outra coisa.
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Recordar a treta do ano passado "Acerca de um título mal escolhido"
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Amanhã vou pedir para consultar o World Footwear Yearbook de 2016. Prometo trazer o resultado da pesquisa.




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