Há muitos anos que uso a metáfora dos jogadores amadores de bilhar. Um jogador amador de bilhar concentra-se tanto na próxima jogada, que se esquece de a fazer preparando a outra que se seguirá. Na senda do célebre “Nós não estudámos até ao fim todas as consequências das medidas que sugerimos”.
.
Se fosse há 15 anos diria que é uma doença tipicamente portuguesa, a fazer-me lembrar a C. no parque de campismo da praia da Barra nos anos 70 do século passado. O pai comprava dois Cornetos, uma para a C. e um para o P., a C. comia rapidamente o seu e depois chorava para o pai:
- O Corneto do P. era maior do que o meu porque eu já acabei o meu e ele não!
.
Hoje, sei que é uma doença humana generalizada. Demasiadas pessoas em todo o mundo actuam como jogadores amadores de bilhar, querem sol na eira e chuva no nabal. Querem produção farta e preços altos. Querem não pagar a dívida e poder continuar a ter crédito.
.
Por isso, no day-after do Brexit brinquei no Twitter (não liguem ao lapso do m em vez de n):
Havia de ser lindo um referendo em França com os agricultores a votarem pela saída. Adorava ver as consequências— Carlos P da Cruz (@ccz1) June 24, 2016
Brinquei com a hipótese dos agricultores franceses, que recebem milhões da Política Agrícola Comum, votarem pela saída da União Europeia sem perceber que isso implica perder esses fundos.
.
Agora, com mais um interessante texto de Moisés Naim, "Brexit y el Stalingrado italiano" percebo que os eleitores da Cornualha estão na situação em que imaginei os franceses.
.
Agora recordo-me de outro tweet mais antigo:
LOL https://t.co/Wvd7iJsBy3 compram dívida do Estado, depois, vão inscrever-se no BE q exige a renegociação da dívida e nem percebem— Carlos P da Cruz (@ccz1) March 23, 2016
Recordar:
- Cuidado com os amadores a jogar bilhar (Dezembro de 2014)
- O intervencionismo ingénuo (Abril de 2013)
- À atenção dos jogadores de bilhar amador (Dezembro de 2011)
- Jogadores de bilhar amador há-os em todo o lado (Novembro de 2010)
- Acham isto normal? Ou a inconsistência estratégica! Ou jogar bilhador como um amador! (Agosto de 2009)
- A arte de jogar bilhar como um profissional (Outubro de 2008) (BTW, Arroja muito bem)
1 comentário:
Braga, bastião (cada vez mais) catoláico, recebe os visitantes que chegam de combóio com 2 ou 3 cartazes desse género/sexo na rotunda da Estação dos Caminhos de Ferro.
O Cónego Melo deve andar às piruetas.
Enviar um comentário