.
A leitura de um excerto do livro de onde recordo esta figura:
Conjugam-se com uma experiência da semana que passou.
.
Em conversa com um consultor da área da informática (e muito mais) ele teve uma expressão que registei, algo do género:
"Os clientes que interessam, os produtos que interessam, essa é informação que as empresas já têm na sua base de dados, pode ser ainda desconhecida, pode precisar de ser minerada, trabalhada, mas já lá está."Entretanto, uma das figuras que apresentei recentemente num workshop sobre o BSC foi esta:
Podemos trabalhar os dados que estão na base de dados de uma empresa e desenhar esta curva para clientes e para produtos.
.
A ideia que tirei do tal livro que referi acima é esta:
Quando as empresas pensam em crescer, muitas vezes recorrem a novos produtos, a novos negócios, a fusões ou aquisições porque partem do princípio que o negócio actual está dominado e não tem segredos. Essas apostas são caras e têm um elevado grau de risco.
.
Os autores julgo que chamam a atenção para a fronteira (edge) do negócio, para aqueles produtos que já fazem parte da oferta mas que estão escondidos, subaproveitados, tratados de forma pouco sistemática, pouco profissional.
.
Depois da conversa com o consultor, fomos os dois a uma empresa onde, agora, julgo que existe uma situação destas. Um produto com um rendimento muito interessante é vendido de vez em quando. A pergunta que fica agora é: O que poderá ser feito de forma sistemática para fazer com que esse produto, com um rendimento interessante. seja muito mais vezes produzido e vendido.
.
E nas bases de dados da sua empresa, que mineração precisará de ser feita para encontrar uns diamantes que lá existem?
1 comentário:
Me deixou com muita vontade de entender mais sobre este pensamento.
Me lembrou jtbd
Enviar um comentário