domingo, setembro 06, 2015

Usar sempre de dupla precaução quanto aos textos da Agência Lusa

Um jornal como o Observador deve usar sempre de dupla precaução quanto aos textos da Agência Lusa.
.
Eis mais um exemplo "Preço do leite cai 16% em Portugal e 20% na UE, em junho"
.
Leiam o texto todo, por favor.
.
.
.
Agora releiam outra vez, por favor.
.
.
.
Alguma coisa que tenha chamado a atenção?
"Segundo o relatório de julho do observatório, a produção de leite na UE aumentou 2,7% em maio, levando o acumulado dos primeiros cinco meses do ano a um nível 0,2% acima do de 2014."
Parece que não se passa nada ao nível da produção... O que é que eu digo acerca das médias?
.
Edgar Allan Poe não esconderia melhor o que se passa com a produção!
.
E qual foi a evolução em Portugal? (outra fonte)


Nem um sinal desta posição do crescimento da produção de leite em Portugal no texto da Lusa. Gostava de ouvir a opinião dos produtores sobre esta evolução.
.
Estão a ver os partidários de Seguro com vontade de criticar os partidários de Costa? Contudo, como há eleições, optam por escolher um adversário externo para não acabar com a imagem de unidade... é uma metáfora do que sinto que se passa com o leite (como no vinho entre os produtores de uvas e os engarrafadores de marca)
"Em agosto, o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, reconheceu que os setores dos laticínios e da suinicultura enfrentam “dificuldades”, mas salientou que as medidas a adotar na segunda-feira “não podem pôr em causa a orientação para o mercado”da política agrícola comum." (fonte)
Vamos lá a ver o que quer dizer "orientação para o mercado" quando se fala da produção de uma commodity. Concorrência perfeita, portanto, temos:
Muito simples!
.
O que está a acontecer ao consumo? "Queda no consumo e de 13% no preço do leite esmaga produtores" (Acrescentem ao embargo russo a lição neozelandesa)
.
Acham que sou bruxo? Não! Prever fenómenos no mundo das commodities é pouco arriscado. Vejam qual o país em que a produção homóloga de leite mais caiu no segundo gráfico lá em cima.
.
Agora vejam o que escrevi aqui em 2008:
"Tudo isto por causa da hecatombe que prevejo para a Roménia... será que os políticos romenos falaram verdade ao seu povo sobre o que vai acontecer como consequência da adesão à UE?"

Daqui:
""Milk went from a local industry to a national one, and then it became international. The technological advances that made the Fulpers more productive also helped every other dairy farm too, which led to ever more intense competition.""
Daqui:
“World markets are oversupplied with dairy commodities after farmers globally increased production in response to the very good milk prices paid 12 to 18  months ago,”
Depois temos políticos e produtores incapazes de enfrentar a realidade.
.
A UE quer mercado mas com commodities só há duas soluções:


O fim das quotas implica que só haja uma solução... a tal que nem Jaime Silva foi capaz de levar até ao fim.
.
Claro que se deixarmos de olhar para o leite como uma commodity, um mundo de alternativas acaba por se abrir, mesmo para os pequenos. No entanto, para isso era preciso começar a falar a verdade nua e crua, em vez de os tratar como coitadinhos. BTW, esse é o meu mundo, o mundo da concorrência imperfeita.

Sem comentários: